Justiça do Rio suspende júri de homem que matou jovem a facadas em shopping de Niterói

Matheus dos Santos da Silva é acusado de matar a facadas a estudante Vitorya Melissa Mota, 22 anos, na praça de alimentação do Plaza Shopping

Matheus dos Santos da Silva foi preso após esfaquear jovem em um shopping de Niterói
Matheus dos Santos da Silva foi preso após esfaquear jovem em um shopping de Niterói -
Rio - A Justiça do Rio decidiu, nesta terça-feira, suspender o júri de Matheus dos Santos da Silva, acusado de matar a facadas Vitorya Melissa Mota, 22 anos, no Plaza Shopping, em Niterói. A juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, acolheu o pedido da defesa de Matheus e determinou a instauração do incidente de insanidade mental.

Antes da decisão, o júri estava marcado para a próxima segunda-feira, 6 de dezembro. Apesar das avaliações psiquiátricas terem apontado para ausência de transtorno mental, foi identificado “eventual transtorno de personalidade esquizoide”. Por precaução, a juíza decidiu suspender a tramitação do processo até a conclusão do incidente de insanidade mental do réu.

O acusado e a vítima eram colegas em um curso técnico de enfermagem. Matheus nutria sentimentos íntimos de afeto que não eram correspondidos. No dia 2 de julho, a vítima estava na praça de alimentação do Plaza Shopping, quando o acusado apareceu e, de pé, começou a conversar com Vitorya. Em determinado momento, quando a vítima tentava se levantar da cadeira, o acusado a impediu e a esfaqueoou por diversas vezes.
Ela chegou a ser socorrida ao Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), mas deu entrada na unidade sem vida. Após cometer o crime, Matheus foi contido e desarmado por populares. Na 76ª (Niterói), o rapaz foi autuado em flagrante devido ao relato das diversas testemunhas que presenciaram o crime e da filmagem das câmeras de segurança do shopping.