Mais Lidas

Aumento de 400%

Governo pedirá ajuda ao Ministério da Saúde

População busca postos diante do crescimento dos casos de gripe
População busca postos diante do crescimento dos casos de gripe -

Em meio a um surto de gripe Influenza, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estaduais registraram aumento de 400% nos casos de síndrome gripal apenas na última semana, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A campanha contra a doença foi ampliada para todas as idades, mas a capital fluminense anunciou a suspensão da vacinação ontem, por falta de doses.

A taxa de resultados positivos para a gripe, segundo o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, subiu de 7%, entre os dias 16 e 22 de novembro, para 41%, nos dias 23 a 28 de novembro.

A prioridade é estimular a vacinação na capital, onde há mais casos de Influenza. Para isso, o estado recebeu doações de doses de vacina contra a gripe e pediu novas remessas ao Ministério da Saúde.

"Estamos concentrando a maior parte das vacinas que recebemos por doação para o município do Rio. A campanha de vacinação contra a gripe tem um período de início e de fim, ela não faz parte da rotina de vacinação, é feita através de campanhas. Isso faz com que hoje, nossas vacinas sejam limitadas", detalhou o secretário estadual de saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe.

O governador Cláudio Castro irá propor uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar do surto de gripe no Rio. Segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, não houve encontro com Queiroga por conta da agenda.

A proposta do encontro será formalizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A pasta confirmou que distribuirá os 200 mil imunizantes doados pelo governo do Espírito Santo.