Mais Lidas

Naturgy investe em práticas de sustentabilidade

Programa Frota Sustentável, por exemplo, incentiva uso de combustíveis mais limpos na empresa

Manual para o Futuro Legal
Manual para o Futuro Legal -

Na sigla em inglês – ESG (Environmental, Social and Governance) – o E é usado para identificar e medir as práticas ambientais de uma empresa. Um assunto em alta num mundo corporativo que preza cada vez mais por ações sustentáveis. Na Naturgy, companhia distribuidora de gás natural do Rio de Janeiro, o Plano de Sustentabilidade está alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU).

“Entre os objetivos estão a redução de emissão de gases de efeito estufa e de energia elétrica, a reciclagem e a valorização de resíduos, a redução do consumo de água e projetos voltados a biodiversidade”, destaca Christiane Delart, responsável por Gestão do Sistema de Distribuição da Naturgy.

E para que tudo isso saia do papel, são muitas as iniciativas já colocadas em prática, tais como o Programa Frota Sustentável, que incentiva o uso de combustíveis mais limpos na frota da empresa, como o GNV, em substituição aos demais. Por ser um combustível fóssil mais limpo, ele traz benefícios para o meio ambiente, como a redução de mais de 20% na emissão de gás carbônico.

E toda essa frota passa pela técnica de “ecolavagem”, que não utiliza água, fazendo com que cada lavagem economize 400 litros. Em 2020, foram realizadas 279 ecolavagens, o que representou uma economia de mais de cem mil litros de água. E ainda há outras ações como o uso de energia solar em mais de 200 pontos de Telemetria, reduzindo o uso de energia elétrica.

Na Naturgy, mais de 80% dos resíduos gerados são reciclados ou valorizados. A gestão e o tratamento dos resíduos gerados na empresa são feitos com base nos ‘5Rs’: Repensar; Recusar; Reduzir; Reutilizar; e Reciclar. Alguns exemplos são a realização de compostagem dos resíduos orgânicos e as campanhas de coleta de pilhas e baterias e de reciclagem de eletrônicos.

E há ainda as ações externas promovidas pela empresa, como a manutenção da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual do Rio Guandu, o monitoramento da qualidade de ruído ambiental e o Projeto Mobilidade. Este último dispõe de uma tecnologia que permite o monitoramento da frota e dos técnicos à distância, permitindo a gestão integrada on-line de todo o processo de atendimento. Dessa forma, é possível reduzir o uso de papel, evitando formulários impressos e reduzindo o uso de combustível, com deslocamentos menores.

Empresa desenvolveu Cartilha de Sustentabilidade

Internamente, a Naturgy realiza campanhas de conscientização e educação ambiental, incluindo a promoção de caminhadas ecológicas e plantio de mudas. No período de pandemia, a empresa desenvolveu uma Cartilha de Sustentabilidade para incentivar a adoção de hábitos mais sustentáveis em casa, por ocasião do home office. São dicas simples, de como viver com menos desperdício, cultivar ambientes verdes, economizar água e energia, entre outras. A iniciativa fez sucesso.

A colaboradora Simone Vieira adotou a compostagem de materiais orgânicos de origem vegetal e a separação do lixo reciclável, que doa a um catador de sua vizinhança. “O isolamento social e o trabalho remoto me estimularam a adotar várias atitudes sustentáveis. A compostagem cria um composto para nutrir plantas e agora tenho uma lixeira exclusiva para os recicláveis. Uma vez por semana o catador passa na minha casa para buscar. Essas ações reduzem o envio de resíduos para aterros sanitários”, explica.
O home office, por sua vez, fez com que a colaboradora Cláudia Magalhães, passasse mais tempo com sua filha e, usando a criatividade, as duas criaram alguns brinquedos com materiais recicláveis. “Eu e minha filha criamos brinquedos reaproveitando materiais, como rolos de papel higiênico vazio e tampinhas de garrafa. Aumenta a criatividade e a concentração da criança, além da redução de custo e da utilização de novos recursos naturais, o que ocorre na compra de novos brinquedos”, diz.
Projeto leva educação ambiental às escolas
Adaptado para um formato digital nesses tempos de pandemia, o projeto 'Manual para o Futuro Legal' é uma iniciativa da Naturgy com o objetivo de levar educação ambiental às escolas, em especial para alunos do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Com um espetáculo teatral adaptado em vídeo, ele trabalha a importância do consumo consciente e o uso seguro do gás natural com crianças e jovens. A peça conta a história de Sol e Lucas, dois adolescentes que vão parar no tempo dos dinossauros e vivem uma aventura
em meio à natureza intocada da época.
“Sabemos da necessidade de formarmos cidadãos ambientalmente conscientes e que esse trabalho começa com as crianças. A Naturgy sabe da sua responsabilidade e fica muito contente em poder levar arte, cultura e educação ambiental a crianças e adolescentes”, destaca a diretora de Comunicação Fernanda Amaral.
Os estudantes também têm acesso a uma videoaula, que aborda as diferentes fontes de energia e sustentabilidade do planeta, além de um e-book com jogos interativos. O projeto existe desde 2010 e já foi visto por 85 mil estudantes de 262 instituições de 262 escolas de 23 municípios do estado.