Mais Lidas

Teste não pode ser um vale pra night

Recado foi do secretário de Saúde da cidade do Rio, para evitar encher centros de testagem

Mesmo sendo domingo, os centros de testagem da Prefeitura do Rio ficaram entupidos de gente
Mesmo sendo domingo, os centros de testagem da Prefeitura do Rio ficaram entupidos de gente -

O aumento de casos da Covid-19 na primeira semana do ano levou cariocas a lotarem os centros de testagem, inclusive ontem, quando se esperava movimento menor por ser domingo. Na noite de sábado, o secretário de Saúde da capital Daniel Soranz já havia usado o Twitter para fazer um apelo: "Neste momento não vá a uma unidade de saúde para se testar por motivos burocráticos ou porque quer ir a uma festa! Você vai sobrecarregar o sistema e se colocar em risco de pegar Covid!".

Durante os primeiros dias de 2022, a alta procura por testes fez com que a secretaria precisasse abrir três novas unidades, na Cidade Nova, no Leblon e em Pedra de Guaratiba. No sábado, Soranz anunciou a inauguração de mais três na Penha, Ilha do Governador e em Santa Cruz, nesta semana.

Segundo o secretário, mais de dez mil testes estão sendo feitos na cidade por dia e o número deve aumentar nesta semana. De acordo com o Painel Rio Covid-19, a taxa de positividade na semana que passou foi de 43%. Na anterior, 13%. O crescimento dos casos foi notado pelo aposentado Romualdo Pereira, de 62 anos, que esteve no posto do Clube do Servidor, na Cidade Nova, ontem.

"Apresentei alguns sintomas, mas o resultado deu negativo. Porém, teve um conhecido que teve covid e por precaução, fiz o teste", disse.

Hoje serão abertas mais três unidades, uma no Centro de Atletismo Célio de Barros, e outra no posto do Iaserj, ambas no Maracanã, e no Hospital Modular Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, na Baixada.