Mais Lidas

Com quadrilhas mapeadas, polícia consegue reduzir assaltos contra caixas eletrônicos

Poliçada identifica criminosos, e crimes reduzem 57% em todo o estado do Rio

Pedro Henrique Silva de Oliveira, o Petah: especializado em ataques a caixas eletrônicos
Pedro Henrique Silva de Oliveira, o Petah: especializado em ataques a caixas eletrônicos -

Em dezembro do ano passado, policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam Pedro Henrique Silva de Oliveira, o Petha, especializado em assaltos contra caixas eletrônicos. Membro de quadrilha de Santa Catarina, ele não foi preso por acaso: a Polícia Civil identificou os principais criminosos da modalidade. Nos últimos dois anos, 26 foram presos. 

Em todo o estado, esse crime reduziu 57% em 2021, comparado ao ano anterior, segundo levantamento da DRF ao qual o MEIA HORA teve acesso. Em 2020 foram 79 casos; já 2021 teve 34 registros. "Atribuímos essa queda à atuação qualificada da Polícia Civil no combate a esta modalidade criminosa, destacando-se o trabalho desenvolvido pela DRF nos últimos anos, com a identificação, prisão e desmantelamento de quadrilhas especializadas. Não há ataques a caixas eletrônicos na região de Niterói, São Gonçalo e em municípios como Maricá e Rio Bonito, por exemplo, há mais de oito meses", disse o delegado Gustavo Castro.

O policial diz que as quadrilhas são formadas por criminosos de diversos estados, principalmente da região Sul. "Na maioria dos casos, criminosos de outras regiões, especializados na abertura dos caixas eletrônicos, se aliam a bandidos do Rio de Janeiro, os quais, por sua vez, ficam responsáveis pelo levantamento dos locais, obtenção de veículos, vigilância, e de conseguir um local seguro para encontros e divisão de eventual produto do crime", explicou.

Nos bancos federais, queda desde 2018

A Polícia Civil registra ataques contra caixas eletrônicos de todos os bancos e unidades 24horas, exceto os direcionados à Caixa Econômica Federal, que são contabilizados pela Polícia Federal, responsável pela investigação.
Em nota, a PF informou: "Desde o ano de 2018 houve considerável redução nos números de ocorrências de roubos às agências bancárias e de explosões de caixas eletrônicos, dessa forma, nos anos de 2020 e 2021 não houve operação especial deflagrada pela Polícia Federal, no Estado do Rio de Janeiro, com a finalidade de coibir esses crimes".