Mais Lidas

Imóvel ocupado por seis famílias no Centro do Rio é demolido pela Prefeitura

Moradores alegam que eles não foram cadastrados no Aluguel Social e que nenhuma ordem judicial foi apresentada 

Prefeitura do Rio desocupa imóvel na Rua Frei Caneca, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (19)
Prefeitura do Rio desocupa imóvel na Rua Frei Caneca, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (19) -
Rio - Uma operação da Prefeitura do Rio desocupou um imóvel que abrigava cerca de seis famílias na Rua Frei Caneca, nº385, Centro do Rio, nesta quarta-feira. A ação contou com apoio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), subprefeitura do Centro, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Conselho da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
Segundo os moradores, nenhuma das famílias desabrigadas foram cadastradas no no Aluguel Social, um recurso assistencial mensal destinado a atender emergencialmente famílias que se encontram sem moradia. Os moradores também contestam que não houve apresentação de ordem judicial e que a decisão de demolir o imóvel ainda estaria em disputa na Justiça.
Prefeitura do Rio desocupa imóvel na Rua Frei Caneca, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (19) - Divulgação
Prefeitura do Rio desocupa imóvel na Rua Frei Caneca, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (19)Divulgação
Leonardo Ferreira era um dos moradores do imóvel e afirma que a prefeitura ignorou o processo e agiu ilegalmente para remover os moradores. "Vieram aqui e alegaram que não éramos moradores. Nós mostramos todas as provas, vídeos, fotos, número do processo, e mesmo assim eles chegaram de manhã já invadindo e quebrando tudo. Nós perdemos muita coisa. Quebraram muita coisa nossa que não tivemos tempo de tirar. Foi uma violência", disse.

A vereadora Thais Ferreira, da bancada de oposição na Câmara dos Vereadores, também acompanhou a demolição do imóvel antigo. Ela informou que vai cobrar explicações da Prefeitura. "Vamos questioná-los formalmente na Câmara sobre essa desocupação. Ela acontece com vários elementos de ilegalidade: não temos os moradores cadastrados no Aluguel Social, não tivemos acesso ao mandato que autorizou essa desocupação - se é que ele existe - e a prefeitura simplesmente colocou essas pessoas na rua sem ter para aonde ir. É desumano ver a quantidade de coisas que eles perderam nessa desocupação. A prefeitura não pode fazer isso."
Procurada, a  Secretaria de Ordem Pública informou que atuou como integradora dos órgãos envolvidos e que a operação de reintegração de posse ocorreu dentro de todos os trâmites e prazos determinados pela Justiça. Em relação ao cadastramento e aluguel social, a secretaria disse que somente a Assistência Social poderia esclarecer sobre o assunto. Procurada pelo DIA, a Secretaria Municipal de Assistência Social informou que esteve no local na terça-feira (18) para comunicar às famílias sobre o prazo para a reintegração de posse do imóvel. Segundo a SMAS, foram atendidas seis famílias que não tinham perfil para recebimento de benefícios.
De volta ao local, nesta quarta-feira, a Assistência Social disse que só encontrou um casal no local, que recusou o acolhimento oferecido. "Informações sobre aluguel social são da competência da Secretaria Municipal de Habitação", informou em nota.
Prefeitura do Rio desocupa imóvel na Rua Frei Caneca, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (19) Divulgação
Prefeitura do Rio desocupa imóvel na Rua Frei Caneca, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (19) Divulgação