Mais Lidas

Rio tem doses suficientes para seguir vacinação infantil até o fim da semana

Estoque deve durar até sexta-feira (28), quando chega uma nova remessa

Vacinação de crianças de 10 anos no Planetário da Gávea. Na foto, Pedro Henrique Lima
Vacinação de crianças de 10 anos no Planetário da Gávea. Na foto, Pedro Henrique Lima -
Rio - Por enquanto, a criançada e seus responsáveis podem ficar despreocupados: a cidade do Rio tem estoque suficiente para manter a vacinação infantil até sexta-feira (28), quando meninas e meninos de 8 anos poderão se imunizados. No mesmo dia está prevista o envio de uma nova remessa, que deve garantir a sequência da campanha. Ao todo, a capital fluminense planeja vacinar cerca de 560 mil crianças entre 5 e 11 anos.
"A gente recebeu 130 mil doses de vacina pediátrica, entre Pfizer e Coronavac. Com isso, a gente avança no calendário. Já foram vacinadas 45 mil crianças na cidade do Rio (entre as de 11 anos e as com comorbidades ou deficiências)", afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, durante visita à vacinação no Planetário da Gávea.
"A gente espera na sexta-feira receber mais doses de vacina do Ministério da Saúde, ainda não temos a quantidade toda para a campanha. E infelizmente, a gente viu nessa semana uma adesão baixa para as crianças de 11 anos. Mas foram os primeiros dias, e toda campanha começa com percentual baixo de adesão e vai crescendo ao longo do período".
Corajosos, meninos e meninas de 10 anos prepararam o braço para receber a vacina contra a covid. Alguns foram além e decidiram encorajar outras crianças. É o caso de Lucas Ramos, que preparou um cartaz colorido com a placa: "Fomos vacinados, viva o SUS". "O meu pedido é que todo mundo venha se vacinar. É importante e evita a morte e que a gente fique doente. E não dói!", avisou o pequeno.
Às vésperas da volta às aulas na rede municipal, marcada para o dia 7 de fevereiro, Dona Vanda Lima comemorou a vacinação do neto Pedro Henrique de Lima, de 10 anos. "Trouxe logo principalmente porque já já começam as aulas. É importante estar protegido até lá". Isabela Pinheiro, da mesma idade, teve a vacina aplicada pelo secretário Soranz. "Dói um pouquinho, mas é só fechar o olho que passa rapidinho".
Nesta quinta-feira (27), crianças de 9 anos ou mais serão vacinadas; na sexta (28) e no sábado (29), crianças de 8 anos ou mais. A partir da semana que vem, o calendário começa a separar três dias para cada idade - sempre o primeiro dia reservado às meninas, o segundo aos meninos, e o terceiro a repescagem. A expectativa é encerrar a campanha no dia 9 de fevereiro, quando crianças de 5 anos serão vacinadas.
Crianças com comorbidade ou deficiência podem se vacinar a qualquer momento, independentemente da idade. Para isso, basta levar um laudo médico comprovando a condição.
Vacinação de crianças de 10 anos no Planetário da Gávea. Na foto, Pedro Henrique Lima MARCOS PORTO/AGÊNCIA O DIA
Crianças com 10 anos são vacinadas no Planetário da Gávea, nesta quarta-feira (26). Na foto, Lucas Ramos. Marcos Porto
Vacinação infantil no Planetário da Gávea. Nesta quarta-feira (26), crianças de 10 anos começaram a se vacinar MARCOS PORTO/AGÊNCIA O DIA
Crianças com 10 anos são vacinadas no Planetário da Gávea, nesta quarta-feira (26). Marcos Porto/Agência O Dia
Vacinação infantil no Planetário da Gávea. Nesta quarta-feira (26), crianças de 10 anos começaram a se vacinar. Na foto, o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz aplica a vacina MARCOS PORTO/AGÊNCIA O DIA
Crianças com 10 anos são vacinadas no Planetário da Gávea, nesta quarta-feira (26). Marcos Porto/Agência O Dia