Mais Lidas

Pais e responsáveis organizam ato em frente ao CAp-Uerj contra adiamento de retorno presencial

Uerj afirma que retorno das atividades presenciais no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira foi adiado para proteger o corpo escolar contra o avanço da variante Ômicron no Rio

Pais de alunos do CAp Uerj convocam ato contra adiamento de retorno presencial
Pais de alunos do CAp Uerj convocam ato contra adiamento de retorno presencial -
Rio - Pais e responsáveis de alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) marcaram para as 8h da manhã dessa quinta-feira (27) uma manifestação em frente ao novo prédio da instituição, na Rua Barão de Itapagipe, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio. Os manifestantes vão protestar contra o adiamento do retorno escolar, que estava previsto para o dia 7 de fevereiro. 
"Queremos que o direito dos nossos filhos seja respeitado! Já são dois anos sem aulas presenciais no CAp UERJ, uma das principais Instituições públicas de educação nesse país. O CAp UERJ vem deixando crianças e adolescentes completamente desamparados e psicologicamente doentes. Transfere a responsabilidade do ensino das crianças aos responsáveis. Deixa os adolescentes do ensino médio despreparados para o Enem", diz uma nota divulgada pelo grupo.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu, na segunda-feira (24), manter a suspensão das atividades presenciais até o dia 15 de fevereiro. De acordo com a instituição, a medida foi tomada por conta do aumento de casos provocados pela chegada da variante Ômicron, da covid-19, desde o fim de 2021. Todas as atividades não essenciais estão incluídas na lista de atividades adiadas. As aulas devem ser feitas em modelo remoto até que as atividades presenciais retomem.
O grupo de pais e responsáveis insatisfeitos com o adiamento do retorno defende que a educação básica seja considerada essencial.
Avó de uma aluna do quinto ano do Ensino Fundamental, Fátima Montenegro, 60, diz que a neta fica frustrada ao ver que colegas da rede municipal e privada já retornaram às escolas. 
"Ela vai fazer 12 anos em abril e está muito abatida e triste. Desde o ano passado já vê crianças de uniforme, e ela em casa. A gente tenta passar tarefa, conta, ditado. Mas não substitui. Minha filha trabalha o dia inteiro, chega cansada em casa e precisa cuidar de casa. Eu só avó. No começo tentei, mas é complicado porque não tenho atrativo da escola", afirma Fátima, que conta que a neta chegou a pedir para ser matriculada em uma escola particular.
Mãe de dois alunos do CAp, Roberta Sperle,41, também reclama do adiamento. "Eu e outros responsáveis estamos juntos desde o ano passado pleiteando o retorno. Queríamos o retorno presencial ano passado. Tenho um filho de 10 anos, era para já estar entrando no quinto ano, mas ainda vai terminar o quarto. Muitos responsáveis contrataram transporte, se mudaram para perto da escola, foi toda uma movimentação na certeza de que o retorno seria no próximo dia 7", diz a responsável.
A Uerj informou que conforme informativo publicado no portal da universidade, o retorno das atividades presenciais no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp) foram adiadas para proteger o corpo escolar contra o avanço da variante Ômicron no Rio de Janeiro.

O Ato de Decisão Administrativa (Aeda) 07/2022, que teve como base a Nota Técnica emitida pela Pró-reitoria de Saúde (PR5), destaca que houve um incremento na incidência da infecção pelo SARS-Cov-2, nas últimas semanas, resultante da circulação da variante Ômicron no Rio de Janeiro. E ressalta, ainda, que a epidemia de Vírus da Influenza A Subtipo H3N2 na capital fluminense pode levar a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pessoas de alto risco, condição que poderá sobrecarregar as unidades de saúde do município.

A instituição também ressalta que o corpo estudantil do CAp ainda está apenas parcialmente imunizado contra a Covid-19.

A previsão é para o retorno às aulas presenciais a partir de 15 de fevereiro, tão logo a situação epidemiológica se mostre segura para alunos, docentes, técnicos e familiares, finaliza a Uerj em nota.
Pais de alunos do CAp Uerj convocam ato contra adiamento de retorno presencial Reprodução
Uerj: inscrição para professores em cursos de graduação termina nesta quarta-feira Divulgação