Mais Lidas

Mais um basta na intolerância

Coronel Pires lançou programa
Coronel Pires lançou programa -

A Secretaria de Estado de Polícia Militar lançou ontem o Programa de Proteção à Liberdade Religiosa Coronel PM Jorge da Silva", no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro. A cerimônia, presidida pelo secretário, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, contou com líderes religiosos de várias matrizes.

Segundo a PM, o programa tentará reverter o atual cenário de crimes de ultraje contra religiões de forma geral. Dados de 2021 do Instituto de Segurança Pública (ISP) registraram 33 casos de intolerância, 43% a mais do que em 2020.

"O novo programa será desenvolvido para capacitar nossa tropa a atender melhor ocorrências ligadas à intolerância religiosa. Precisamos aprender a lidar de forma profissional com essas questões que dão origens a outras atividades delituosas", disse o coronel Pires.

A primeira fase do programa será implantada na área do 30º BPM (Teresópolis). Lá as ações passarão por análises de desempenho e ajustes, para serem levadas para todo o estado. Os PMs terão de passar por treinamento específico, que vai capacitá-los para o atendimento especializado.

Para Luzia Lacerda, diretora do Instituto Expo Religião, a criação do programa é importante para frear os ataques que vem se tornando cada vez mais violentos contra religiões.

"Eu acho a criação desse programa importantíssima. Ele já se fazia necessário. Nós já deixamos para trás a intolerância religiosa. Estamos atualmente no racismo religioso. Hoje as atitudes se tornaram muito mais agressivas. Hoje nem as crianças são poupadas. As casas, as igrejas e as sinagogas são vilipendiadas de tal forma como se nada fosse acontecer com aquelas pessoas. Queremos que as crianças tenham nas escolas aulas das histórias das religiões", pontuou.