Mais Lidas

Salve a Rainha DO MAR!

Tradicional Presente de Iemanjá emociona fiéis na Zona Portuária

Cortejo do Afoxé Filhos de Gandhi para o presente de Iemanjá em 2 de fevereiro de 2022
Cortejo do Afoxé Filhos de Gandhi para o presente de Iemanjá em 2 de fevereiro de 2022 -

Cerca de duzentas pessoas participaram na manhã de ontem do tradicional cortejo Presente à Iemanjá do Afoxé Filhos de Gandhi, na Zona Portuária do Rio. Após um ano com uma celebração restrita apenas a convidados, por causa da pandemia, em 2022 a instituição abriu as portas para café da manhã, xirê (cantigas para os orixás), montagem do balaio e saiu para entregar as oferendas à Rainha do Mar nesta data que é tida como a mais importante, atrás apenas do Carnaval, para o afoxé.

Ogãs, ialorixás, babalorixás e devotos de religiões de matriz africana de catorze casas de todo o Estado do Rio passaram pelo Cais do Valongo em direção à Praça Mauá. Uma operação da Polícia Federal, no entanto, impediu que as traineiras partissem com as homenagens do local e o grupo precisou seguir até o cais da Praça XV para embarcar com os balaios com os presentes.

A Polícia Federal informou que a área do Porto da Praça Mauá é restrita e de segurança de navios e instalações portuárias. Além disso, no momento do cortejo, estava em curso uma operação de desembarque de carga sensível, com grande mobilização de órgãos federais e estaduais. "Os policiais orientaram que o local autorizado e correto para embarque e desembarque é o Cais da Praça XV, informação conhecida por todas as empresas e marítimos registrados na autoridade marítima", afirmou em nota.

À tarde, também houve homenagens à Rainha do Mar. O Presente de Iemanjá da Barra da Tijuca, que foi mantido no ano passado por compromisso religioso, mas sem divulgação, saiu em cortejo às 16h do Quebra-mar da Barra em direção à Associação dos Pescadores, na Praia dos Amores, embaixo do Elevado do Joá. As homenagens começaram às 10h da manhã com uma feira de cultura afroindígena. O Xirê para Yemoja começou às 14h. Para encerrar a celebração, foi oferecida uma mariscada pela comunidade de pescadores da Barra na associação.