Rio - A Polícia Civil faz uma operação na favela do Jacarezinho, na manhã desta sexta-feira (4), para desarticular o braço financeiro da facção criminosa que domina a região. Houve relatos de um intenso tiroteio por volta das 5h30, mas não há registro de prisões ou pessoas feridas. O Jacarezinho é ocupado há 16 dias pelo programa Cidade Integrada, do governo do estado, que promete investimentos em serviços básicos e a melhora da segurança pública na comunidade.
A operação da Polícia Civil cumpre sete mandados de busca e apreensão em bens relacionados a supostos laranjas que fazem parte de um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico. Um braço da operação também acontece no Rio Grande do Norte.
Por volta das 5h, um comboio de agentes saiu da Cidade da Polícia, na Avenida Dom Hélder Câmara, e atravessou para a entrada do Jacarezinho, do outro lado da via. Houve tiroteio às 5h30. Um helicóptero sobrevoa a região no momento.
Palco de uma operação que deixou 28 mortos, incluindo um policial civil, em maio do ano passado, o Jacarezinho foi a primeira comunidade escolhida para abrigar o programa estadual Cidade Integrada. No dia 19, mais de 1 mil policiais ocuparam a favela, e não houve tiroteio. O projeto do governo prevê a melhora da segurança pública no local e reformas de infraestrutura, como saneamento básico, iluminação pública, crédito popular e oficinas para jovens.
Na quarta-feira, policiais militares estouraram uma fábrica clandestina de drogas no Jacarezinho, com mais de 850 kg de maconha prensada.