Mais Lidas

Muitas vozes ecoam por moïse

Protestos pedem justiça pela morte de congolês na Barra

No Rio, manifestação ocorreu em frente ao quiosque onde ele foi espancado, na Barra
No Rio, manifestação ocorreu em frente ao quiosque onde ele foi espancado, na Barra -

Milhares de pessoas protestaram, ontem, na orla da Barra da Tijuca, contra o assassinato brutal do congolês Moïse Kabagambe, de 24 anos. O jovem foi espancado até a morte no último dia 24 de janeiro por três homens, que estão presos.

Com faixas e cartazes, os manifestantes pediram uma investigação transparente e rápida punição dos envolvidos. "Parem de nos matar. Vidas negras importam", dizia uma das faixas. "Enquanto houver racismo não haverá democracia ", afirmava outra.

"Agradeço a todos que estão aqui e ao amor que vocês demonstraram ao Moïse. Só pedimos justiça", disse a mãe, Yvana Lay. O irmão Djodjo Magno também esteve presente: "Que todos os envolvidos paguem pelo que fizeram.

Os pedidos de justiça ultrapassaram os limites do Rio. Em São Paulo, movimentos negros se reuniram na Avenida Paulista, no vão do Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp) e pediram mais apoio do governo. Em Salvador, os manifestantes foram ao Largo do Pelourinho, Centro Histórico da capital baiana. O Olodum participou do ato e rufou os tambores em sinal de luto. Com faixas e cartazes, eles também reforçaram a luta contra o racismo e a xenofobia.

Também houve manifestações no Distrito Federal, em Belo Horizonte, em Porto Alegre e em São Luís (MA).