Mais Lidas

Que tal uma 4ª dose?

Estudo vai avaliar a produção de anticorpos em 9 mil pessoas

O pequeno Miguel Barroso deu o seu ok pra imunização contra o corona: vacinação infantl acaba hoje
O pequeno Miguel Barroso deu o seu ok pra imunização contra o corona: vacinação infantl acaba hoje -

A Fiocruz abriu vagas para voluntários interessados em participar dos estudos sobre a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 na cidade do Rio. A fundação e a Secretaria Municipal de Saúde buscam cariocas que tomaram as duas primeiras doses. A ideia é aplicar a dose de reforço nesse grupo e entender a imunogenicidade (capacidade de produzir anticorpos) da terceira vacinação.

O infectologia José Cerbino, pesquisador da Fiocruz e membro do Comitê Científico da prefeitura, explica que o objetivo é entender o comportamento da dose de reforço em diferentes combinações de fabricantes. Dois aspectos são importantes: a segurança do reforço — quanto tempo ele deverá durar — e a capacidade da produção de anticorpos. Ao todo, 9 mil voluntários serão escolhidos. É fundamental que a pessoa tenha recebido as duas doses da vacina da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer.

"O estudo é para ampliar a performance da terceira dose, incluindo pessoas que receberam diferentes vacinas. Essa dose de reforço é feita de forma cega, a pessoa não saberá qual é a fabricante. A gente faz esse acompanhamento de um ano, faz a dosagem de anticorpos e avalia os efeitos da imunidade", explica Cerbino. 

É preciso cumprir alguns requisitos para ser voluntário. Podem participar moradores da cidade do Rio com 18 anos, por exemplo. Para se voluntariar, basta entrar no link bit.ly/pesquisadosedereforco.