Mais Lidas

Rio tem alta em mortes durante operações

Fogo Cruzado aponta aumento de 11% na letalidade

Oito suspeitos foram mortos na Vila Cruzeiro, na sexta-feira
Oito suspeitos foram mortos na Vila Cruzeiro, na sexta-feira -

Foi ao som de tiros que moradores da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, acordaram na manhã de sexta-feira (11). Uma operação policial da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM) realizada na comunidade deixou oito homens apontados como traficantes mortos e resultou na apreensão de mais de 300 quilos de maconha. De acordo com levantamento do Instituto Fogo Cruzado, esta é a operação mais letal de 2022, que já registrou sete confrontos com mortes em grupo, sendo seis ocorridas em operações policiais. Em relação ao ano passado, a média de conflitos armados desse tipo cresceu 3%. Já a média dos registros de mortos nestas circunstâncias subiram 11%.

Segundo o Fogo Cruzado, só neste ano já foram registradas as mortes de 31 vítimas fatais no Grande Rio, sendo 28 mortos durante operações. O que quer dizer que 86% das mortes em grupo aconteceram em ações policiais e 90% das mortes ocorridas na região Metropolitana neste ano foram durante operações da polícia.

A PM afirmou que a operação na Vila Cruzeiro se deu à procura de criminosos do Jacarezinho, primeira favela escolhida pelo Governo do Estado do Rio para lançar o programa piloto Cidade Integrada. Entre os alvos da operação estava Adriano de Souza Freitas, conhecido como "Chico Bento", um dos principais traficantes do Jacarezinho, que teria se escondido na Vila Cruzeiro um dia antes da instalação do programa no Jacarezinho.