Mais Lidas

Em Mesquita, Coleta Seletiva estimula a sustentabilidade e garante mais renda para catadores

No levantamento das cidades que mais se destacam nas questões ecológicas, o município é o primeiro colocado na Baixada Fluminense e o quarto de toda a região metropolitana do Rio

Coleta Seletiva: sustentabilidade e limpeza em Mesquita
Coleta Seletiva: sustentabilidade e limpeza em Mesquita -
A Prefeitura de Mesquita segue investindo em práticas ambientais, como a Coleta Seletiva Solidária, programa que estimula a sustentabilidade e garante mais renda para os catadores.
Atualmente, Mesquita conta com quatro galpões de materiais recicláveis, sendo eles: Galpão de Coleta Seletiva Chico Mendes, em Rocha Sobrinho; Galpão de Reciclagem de Resíduos Sólidos Zilda Arns, em Santo Elias; Galpão de Reciclagem de Resíduos Sólidos Doroty Stong, na Chatuba; e Galpão de Reciclagem de Resíduos Sólidos Secretária Cássia Valéria, no Centro.
“Ao contrário do que muitos pensam, o lixo é uma matéria-prima. Os materiais recicláveis, em especial, podem sofrer diversas transformações e atender inúmeras demandas. Isso, prezando por aqueles cinco “erres”: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Além disso, a coleta seletiva é sinônimo de cidade limpa “, analisa Rosaura Clem, responsável pela Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita.
Coleta Seletiva: sustentabilidade e limpeza em Mesquita   - Bea Silva; Renato Drones
Coleta Seletiva: sustentabilidade e limpeza em Mesquita Bea Silva; Renato Drones
Aos moradores, Rosaura recomenda juntar todos os materiais de plástico, papel, papelão, metal, eletroeletrônicos e outros semelhantes: “Os vidros e as pilhas é bom manter separados em uma outra embalagem, porque esses objetos podem colocar a segurança dos catadores em risco. Além disso, orientamos que guardem o óleo de cozinha usado em garrafas pets e nos entreguem”.
O município se destacou no ICMS Verde, que beneficia as cidades que mais se desenvolvem nas questões ecológicas. No levantamento de 2021, Mesquita foi a primeira colocada na Baixada Fluminense e a quarta de toda a região metropolitana do Rio.
Como solicitar?
Para solicitar o serviço da Coleta, basta enviar um e-mail para coletaseletiva@mesquita.rj.gov.br com o nome completo, endereço e telefone. Por lá, a equipe entra em contato, informando a data para o recolhimento dos materiais. Outra possibilidade é pelo aplicativo Colab ou, ainda, na própria Subsecretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, que fica na Rua Mister Watkins 22, no Centro.
Coleta Seletiva: sustentabilidade e limpeza em Mesquita Bea Silva; Renato Drones
Coleta Seletiva: sustentabilidade e limpeza em Mesquita Bea Silva; Renato Drones