Mais Lidas

Busão sobe e povo reclama

Aumento de tarifa dos ônibus intermunicipais gera a maior insatisfação nos passageiros

Reajustes ficaram em 10% para ônibus que circulam pela Região Metropolitana
Reajustes ficaram em 10% para ônibus que circulam pela Região Metropolitana -

O aumento das passagens dos ônibus intermunicipais gerou insatisfação entre os passageiros que dependem do transporte público para se deslocar entre os municípios da Região Metropolitana. No último dia 25, o Departamento de Transportes (Detro-RJ) publicou uma portaria anunciando reajustes no modal, a partir do dia 1º de março. Ontem, primeiro dia útil após o feriado de Carnaval, a nova tarifa surpreendeu negativamente os usuários que aguardavam por condução no Terminal Américo Fontenelle, na Central do Brasil.

O professor Diego Roffes, de 37 anos costumava pagar R$ 9,15 para viajar da cidade de Mesquita, onde mora, na Baixada, para o Centro do Rio, e precisou ontem desembolsar R$ 10,05 no trajeto da linha 478B (Central x Mesquita) da auto viação Vera Cruz. Para ele, o serviço prestado pelas empresas não condiz com o valor cobrado. Ele conta que apesar do ponto do ônibus ser muito próximo à sua casa, ele quase sempre prefere andar 20 minutos para pegar os trens, porque o coletivo demora muito para chegar.

"Além de revolta, já que é um serviço ruim para a gente, pois não dá para contar com esse ônibus para trabalhar, sempre foi uma passagem cara e demora muito a passar. Quem mora na Baixada tem que escolher transporte mais barato, senão não consegue emprego. Não há qualidade na prestação do serviço, parece que o cidadão só paga e não tem o direito de ter algo com zelo. Não aguento mais aumento de nada, principalmente de serviços básicos como transporte. O bolso não aguenta. Achei completamente desnecessário esse aumento, poderia ser adiado até a situação dar uma melhorada para todos", desabafou.