Mais Lidas

Aumento dos trens tem data adiada

Passagem ia de R$ 5 para R$ 7, mas usuários dizem que serviço continua precário

Na Central, um grupo de passageiras faz com os dedinhos o que acha do transporte pelos trilhos no Rio
Na Central, um grupo de passageiras faz com os dedinhos o que acha do transporte pelos trilhos no Rio -

O novo valor da tarifa dos trens, cujo reajuste foi anunciado na sexta-feira pela SuperVia, está sendo negociado entre a concessionária e o Governo do Estado e, por isso, ficará suspenso. A informação foi confirmada ontem pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos (Agetransp). A SuperVia havia anunciado o aumento para 21 de março. Porém, a Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) afirmou que a data será adiada até que terminem as negociações.

"Até que sejam concluídas as negociações entre o Governo do Estado e a SuperVia, a vigência do reajuste tarifário do sistema ferroviário será adiada. As tratativas em curso levam em consideração um valor compatível com a realidade atual, além de melhorias no sistema", informou a Setrans. A SuperVia disse que uma nova data para a aplicação do reajuste ainda será confirmada.  

A notícia do aumento gerou insatisfação entre os passageiros que dependem do transporte. Para Elizandra Camilo, de 44 anos, o serviço prestado pela concessionária não condiz com a tarifa.

"Não acho justo o valor atual e o serviço deixa muito a desejar. Todos os dias operam com horário irregular, colocam trens velhos demais e temos que ficar trocando de composição. Imagina trem atrasado e velho que dá problema a todo instante. Também falta banheiro nas estações. No geral, é tudo muito precário", disse a moradora de Saracuruna, que é acompanhante de idosos.