Mais Lidas

Uso de máscara agora é opcional

Prefeitura avaliou atual cenário e aprovou o fim da obrigação até em locais fechados

Na capital, uso de máscaras ao ar livre já não era obrigatório desde o ano passado
Na capital, uso de máscaras ao ar livre já não era obrigatório desde o ano passado -

O Comitê Científico da Prefeitura do Rio aprovou ontem a flexibilização da medida de proteção em ambientes fechados. O uso do equipamento já era facultativo em locais abertos, desde outubro do ano passado. A determinação foi publicada em edição extra do Diário Oficial.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, a decisão considerou o panorama epidemiológico atual do Rio e o Comitê decidiu por recomendar a retirada. Segundo ele, o momento é favorável à flexibilização, já que a taxa de transmissão do novo coronavírus está 0.3, sendo a menor desde o início da pandemia na cidade. Além disso, o índice de positividade dos testes é menor do que 5% e o número de internados não representa 1% dos cariocas.

"A gente já tem uma tendência clara de queda na covid-19. A gente tinha uma taxa de transmissão muito maior na semana anterior. Essa semana essa taxa diminuiu ainda mais. A gente tem muito poucos casos de sintomáticos respiratórios chegando nas unidades de saúde. A gente já estaria vendo uma alteração de tendência, uma alteração de curva, coisa que a gente não percebe. Muito pelo contrário, a gente vê uma diminuição gradual de número de casos, de pessoas internadas, do índice de positividade e também uma uma redução dos casos graves de covid-19", afirmou Soranz.

Especialistas orientam que mantenham a utilização da proteção em locais fechados, as pessoas imunossuprimidas, com comorbidades, não vacinadas e com sintomas gripais.