Nascidos até 1968 podem participar de repescagem do resgate do dinheiro 'esquecido' neste sábado

Usuários que perderem a solicitação até as 24h deste sábado só poderá retornar a partir de 28 de março

Dinheiro estava bloqueado para quem optou por essa modalidade de saque, mas foi liberado
Dinheiro estava bloqueado para quem optou por essa modalidade de saque, mas foi liberado -
As pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes desse ano, que perderam o prazo para solicitar o saque do dinheiro "esquecido" em bancos, têm ao longo deste sábado para resgatar a quantia no Sistema Valores e Receber (SVR). O procedimento deve ser feito no site, criado pelo BC, para consulta e agendamento da retirada do saldo, até as 24h.
O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março. Na próxima semana, o calendário seguirá para nascidos entre 1968 e 1983, que deverão solicitar do dia 14 a 18, com repescagem no dia 19. Já quem nasceu após 1983 fará o pedido do saldo entre 21 e 25, com o dia 26 para quem esqueceu de efetuar durante a semana.
O processo para consulta foi aberto no dia 14 de fevereiro após uma série de falhas pelo excesso de acessos na consulta do SRV em janeiro. O sistema permite que cidadãos e empresas consultem se têm algum dinheiro "esquecido" a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro.
Após o pedido de saque, o banco terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, as pessoas precisarão de um login Gov.br nível prata ou ouro para acessar o sistema. Caso ainda não tenham login Gov.br, é necessário realizar um cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store).
Segundo o balanço mais recente do BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.
Veja como solicitar:
1 – Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados. Se você ainda não souber sua data e período, verifique no mesmo site quando vai está disponível.

2 – Faça login com sua conta gov.br. Se ele ainda não possuir conta nesse nível, deve fazer logo seu cadastro ou aumentar o nível (se sua conta for bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O cidadão não deve deixar esse movimento para o dia do resgate.

3 – Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade;

4 – Consultar: a) o valor a receber; b) a instituição que deve devolver o valor; c) a origem (tipo) do valor a receber; e d) informações adicionais, quando for o caso.

5 – Clicar na opção que o sistema indicar:

- Solicitar por aqui: significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis. Neste caso selecione uma das chaves Pix e informe os dados pessoais; Em seguida, guarde o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.
- Solicitar via instituição: significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis. Neste caso, entre em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor. Vale lembrar que, na tela de informações dos Valores a Receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.
Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.