Prefeitura de Volta Redonda e CSN assinam termo para implantação de Programa de Educação Ambiental

Assinatura do documento também marcou a abertura da exposição ‘Captando o passado: a água e a CSN’

O documento foi assinado na segunda-feira, dia 21
O documento foi assinado na segunda-feira, dia 21 -
Volta Redonda - O Termo de Cooperação para implantação de Programa de Educação Ambiental (PEA) em Volta Redonda foi assinado entre a Prefeitura, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a Fundação CSN. A assinatura aconteceu na tarde de segunda-feira, 21.
O documento foi assinado pelo prefeito Antônio Francisco Neto; pelo gerente geral da Fundação CSN, André Leonardi; pelo gerente de Meio Ambiente da CSN, Aldo José Alves de Santana; além do secretário municipal de Meio Ambiente (SMMA), Miguel Arcanjo; e da diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Valéria Augusto Franco de Carvalho Coelho, representantes das pastas que serão parceiras na implantação do PEA em Volta Redonda.
O termo foi firmado durante o evento que marcou a abertura da exposição “Captando o passado: a água e a CSN”, que está em cartaz na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. As ações homenageiam o Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira, 22.
O Programa de Educação Ambiental prevê atividades de conscientização e educação ambiental nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Para registrar o Dia Mundial da Água, acontecerão palestras, oficinas com foco para explicar as responsabilidades dos cidadãos, do poder público e da iniciativa privada sobre preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. Nesta quarta-feira, 23, haverá um dos destaques da semana, a soltura de 10 mil alevinos no Rio Paraíba do Sul, no deck da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compedec), na Ilha São João.
Segundo o prefeito Antônio Francisco Neto, a parceria com a Fundação e a CSN é motivo de contentamento por se tratar de um tema tão importante quanto à preservação ambiental e, especialmente, dos recursos hídricos.
“Volta Redonda é uma cidade que nasceu às margens do Rio Paraíba do Sul e é, inclusive, uma curva de seu leito que dá nome à cidade”, citou Neto, ressaltando que está à disposição para ampliar a parceria com a empresa, pois “quem ganha é a população”, declarou o prefeito.
O gerente de Meio Ambiente da empresa, Aldo Santana, também falou sobre a importância do termo de cooperação.
“O PEA será uma oportunidade de diálogo direto da companhia com a comunidade e ao mesmo tempo, uma oportunidade para a empresa apresentar suas iniciativas na área ambiental para a cidade. Lançar este programa durante a Semana da Água é especialmente significativo para a CSN, uma vez que a Usina Presidente Vargas é referência no reuso e recirculação de água, com taxa de recirculação de 93,6%. Temos também um rigoroso programa de monitoramento de seus efluentes devolvidos ao Rio Paraíba do Sul”, disse.
Já o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, falou que esta será mais uma parceria de sucesso com a Fundação CSN e lembrou do projeto #juntospelacultura, que incluiu o Gacemss, realizado durante as comemorações pelo aniversário da cidade, em julho passado.
“Foram realizadas mais de 30 atividades, entre espetáculos de dança e teatrais, shows, palestras, exposições e feiras. As ações movimentaram cerca de 300 profissionais e impactaram mais de 30 mil pessoas”, comentou Anderson.
O secretário municipal de Meio Ambiente Miguel Arcanjo, também falou sobre a importância da educação ambiental.
“O PEA é de suma importância para melhorarmos o cenário e evitar a degradação, cada vez maior, do meio ambiente. Conscientizando os educadores e estudantes, formamos uma rede de multiplicadores que vão levar a ideia da preservação ambiental a toda comunidade”, disse.
Apresentação do grupo de percussão Tambores de Aço, do programa Garoto Cidadão, da Fundação CSN - Cris Oliveira
Apresentação do grupo de percussão Tambores de Aço, do programa Garoto Cidadão, da Fundação CSNCris Oliveira
A cerimônia teve início no térreo da biblioteca com apresentação do grupo de percussão Tambores de Aço, do programa Garoto Cidadão, da Fundação CSN, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). Além das autoridades presentes, os estudantes do 4º e do 5º ano das escolas municipais Professor Luiz Cantanhede, no Brasilândia, e Pará, no Retiro também estavam presentes.
Ainda estavam presentes no evento, a coordenadora municipal de Juventude, Larissa Garcez; o subsecretário municipal de Educação, Júlio Cyrne; o especialista em Recursos Hídricos da CSN, Antônio Carlos Simões de Santana Filho; a coordenadora do Centro Cultural da Fundação CSN, Aparecida Giane de Carvalho; e a coordenadora do projeto Garoto Cidadão, Sabine Barbosa.
Estudantes do 4º e do 5º ano das escolas municipais Professor Luiz Cantanhede, no Brasilândia, e Pará, no Retiro participaram do evento  - Cris Oliveira
Estudantes do 4º e do 5º ano das escolas municipais Professor Luiz Cantanhede, no Brasilândia, e Pará, no Retiro participaram do evento Cris Oliveira
‘Captando o passado: a água e a CSN’
A exposição, com a curadoria do historiador Dr. Paulo Célio Soares, conta a história da água durante a construção da Usina Presidente Vargas e a importância de seu papel para a formação da cidade de Volta Redonda. Desde sua instalação, em 1940, a empresa dedicou especial atenção aos recursos hídricos, fundamentais para sua implantação no município. Para ilustrar este contexto, os fatos estão divididos em painéis com textos e fotos.
Apresentação do grupo de percussão Tambores de Aço, do programa Garoto Cidadão, da Fundação CSN
Apresentação do grupo de percussão Tambores de Aço, do programa Garoto Cidadão, da Fundação CSN Cris Oliveira
Estudantes do 4º e do 5º ano das escolas municipais Professor Luiz Cantanhede, no Brasilândia, e Pará, no Retiro participaram do evento
Estudantes do 4º e do 5º ano das escolas municipais Professor Luiz Cantanhede, no Brasilândia, e Pará, no Retiro participaram do evento Cris Oliveira