Mais Lidas

Grande coube na viatura

Miliciano é o chefe do grupo de Tandera que combate os inimigos

Dupla atuava repelindo ações de rivais e das forças de segurança
Dupla atuava repelindo ações de rivais e das forças de segurança -

A força-tarefa de combate às milícias da Polícia Civil prendeu em flagrante ontem um homem apontado como segurança da quadrilha de Danilo Dias Lima, o Tandera, e cumpriu um mandado de prisão contra outro membro do grupo, em Cabuçu, Nova Iguaçu. A dupla foi localizada pelas delegacias de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e de Repressão a Entorpecentes (DRE), além da Polinter.

De acordo com a Polícia Civil, Emanoel da Silva de Lima, o Grande ou Samuca, é chefe do que os milicianos chamam de GAT, grupo responsável por vigiar as áreas sob influência de Tandera. Ele atuava repelindo ações de inimigos, ligados a outras milícias e ao tráfico, e até contra as forças de segurança.

Grande também é investigado por ter participado de diversos homicídios na Baixada Fluminense. O criminoso faz parte de milícias há mais de 15 anos, desde a época em que o grupo que atua na Zona Oeste, a Liga da Justiça, era chefiado por Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman. Ele, inclusive, tem o símbolo do super-herói tatuado no peito. Depois, Grande migrou para a milícia de Tandera. Com ele foi apreendida uma pistola Taurus calibre 40.

Já João Antunes de Matos Neto, conhecido como Bem-Te-Vi, faz parte do grupo comandado por Grande e é responsável por diversos confrontos e mortes de rivais. A dupla foi encaminhada para a Cidade da Polícia, onde foi registrada a prisão de Emanoel por milícia privada armada e porte ilegal de arma de fogo. O mandado contra Bem-Te-Vi era por homicídio qualificado.

Com a morte de seu maior rival, o também miliciano Wellington da Silva Braga, o Ecko, em junho do ano passado, Tandera, atualmente, é o miliciano mais procurado do Rio. O Portal dos Procurados aumentou para R$ 5 mil o valor da recompensa por informações que ajudem na sua prisão. A quadrilha comandada por ele atua em Seropédica, Itaguaí, e em outros pontos da Baixada, como Nova Iguaçu.