Mais Lidas

Sequestrador de helicóptero roda

Gerente de boca em Nikiti foi um dos que tentaram resgatar chefe de presídio em Gericinó, no ano passado

A Polícia Federal prendeu Khawan Eduardo Costa Silva, um dos homens acusados de raptar um helicóptero, em setembro do ano passado, para resgatar presos no Complexo Penitenciário de Gericinó. A prisão foi feita por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, na manhã de ontem, no Fonseca, em Niterói. O outro acusado continua foragido.

Na ocasião do crime, o comandante Adonis Lopes, piloto da Polícia Civil desde 1988, foi chamado para fazer uma viagem, mas desconfiou dos passageiros, já no ar. Rendido com fuzis, ele recebeu a ordem de ir até o complexo penitenciário, que fica ao lado do 14º BPM (Bangu). Lá ele fez uma manobra arriscada e conseguiu evitar o resgate.

Os dois homens conseguiram fugir. Segundo a Delegacia de Repressão ao Crime Oraganizado (Draco), os homens que alugaram o helicóptero são integrantes de uma quadrilha do Morro do Sabão, em Niterói. Khawan é apontado como gerente das bocas de fumo. O preso que seria resgatado é chefe do tráfico na favela, conhecido como Cabeça.

A operação que resultou na prisão de Kawan foi apelidada de Icarus, que na mitologia grega teria voado tão próximo ao sol que acabou com as asas queimadas, morrendo na queda. De acordo com nota da Polícia Federal, "policiais federais lotados na Missão Redentor e na DRE-PF já vinham monitorando a movimentação do foragido nos últimos meses, esperando que o homem deixasse a comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo, para visitar a sua família".