Mais Lidas

Greve dos garis será retomada a partir da meia-noite, diz sindicato

Paralisação havia sido suspensa no início da madrugada desta sexta-feira devido às fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro

Greve dos garis havia sido suspensa devido às fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro
Greve dos garis havia sido suspensa devido às fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro -
Rio - A greve dos garis que pede melhores condições de trabalho será retomada a partir da meia-noite desta segunda-feira (4), de acordo com o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro (Siemaco-Rio). A paralisação havia sido suspensa no início da madrugada desta sexta-feira (1º) devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. Segundo o Siemaco-Rio, nos últimos três dias, "a prefeitura não se dignou a reabrir o diálogo e apresentar uma proposta satisfatória para os empregados da Comlurb".
Em nota, o sindicato também informou que, até o momento, não há nenhuma assembleia marcada. "Nova assembleia dos trabalhadores só será chamada caso surja alguma nova proposta da companhia. A greve continua até que haja novo acordo ou até o julgamento da greve pela Justiça", esclareceu o Siemaco-Rio em comunicado.
Ação judicial
Em vídeo divulgado mais cedo, o presidente do sindicato, Manoel Meireles, criticou uma ação judicial impetrada pela Comlurb, que o proíbe de comparecer às gerências da empresa, sob pena de multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento. Segundo Meireles, ele deve ficar afastado por no mínimo 50 metros de qualquer gerência da companhia. "Isso é o maior absurdo que já vi na minha vida, nem a ditadura tinha isso", declarou.
Trabalho no fim de semana
A Comlurb disse, em nota, que fechou o fim de semana, neste domingo, com suas equipes operacionais nas ruas, em todas as regiões da cidade. "A companhia atuou nas ocorrências relacionadas às fortes chuvas, desde a noite de sexta-feira, com desobstrução das caixas de ralo, raspagem e remoção de terra e lama em apoio a limpeza de deslizamentos de encostas, e remoção de algumas árvores", afirmou a empresa.
A companhia acrescentou que os serviços essenciais vêm sendo realizados, como limpeza de feiras livres, escolas e hospitais. "A coleta domiciliar tem sofrido atrasos pontuais, principalmente por causa de atos criminosos cometidos por alguns grevistas, mas mesmo assim está sendo possível cumprir 100% dos roteiros, sobretudo pelo comprometimento dos profissionais que entendem a importância de manter o atendimento à população", disse a nota.