Mais Lidas

PM vai tentar botar trem na linha

Corporação põe em campo força-tarefa pra retormar 12 estações 'perdidas' para a bandidagem

Operação da Policia Militar na Estação de Manguinhos, nesta sexta feira (08).
Operação da Policia Militar na Estação de Manguinhos, nesta sexta feira (08). -

Um dia após o governador Cláudio Castro criticar a gestão da SuperVia, o Governo do Estado iniciou ontem uma força-tarefa nas estações de trem. Além de vistorias técnicas, a Polícia Militar deflagrou um plano de retomada de 12 estações consideradas perdidas para o crime organizado.

Os agentes focaram nas estações de Manguinhos, na Zona Norte, Guapimirim, Suruí e Parada Angélica, na Baixada Fluminense. Passageiros foram revistados dentro e fora das composições. 

De acordo com a PM, as demais estações que devem receber policiamento nos próximos dias são Senador Camará, Barros Filhos, Costa Barros, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jacaré, Honório Gurgel e Del Castilho.

O Procon-RJ também esteve nas estações de Japeri e Santa Cruz para verificar a lotação, o estado de conservação e os intervalos entre as composições, além da acessibilidade e o espaço entre o trem e a plataforma. Reclamações dos passageiros foram anotadas.

Na noite da última quinta-feira, o governador já havia anunciado que a PM iria começar a colocar em prática o plano de retomada de estações.

"É preciso diferenciar segurança pública, área que o governo tem apresentado insistentemente resultados positivos, de segurança patrimonial, de responsabilidade da concessionária, como estipulado em contrato. O que está lá é patrimônio público do povo do Rio de Janeiro e não pode ser dilapidado por negligência ou má fé", disse Castro.

Segundo Castro, a concessionária tem convênio com a PM que garante assento da empresa no Centro Integrado de Comando e Controle para o rápido acesso às forças policiais, mas em nenhum momento utilizou esse recurso. A empresa foi procurada mas não quis se pronunciar.