Mais Lidas

Jovem com deficiência acusado de roubar celular pode deixar presídio ainda nesta quinta

Leonardo Bezerra da Costa está no Presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão, na Zona Norte. Após o roubo, ele, que é surdo e possui dificuldade na fala, foi espancado por populares

Leonardo Bezerra é surdo e mudo e foi preso acusado de roubar um celular em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense
Leonardo Bezerra é surdo e mudo e foi preso acusado de roubar um celular em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense -
Rio - Leonardo Bezerra da Costa, acusado de roubar o celular de uma mulher em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no dia 28 de março, pode deixar a prisão ainda nesta quinta-feira. O advogado Daniel Barbosa disse ao DIA que já conversou com o diretor do Presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão, na Zona Norte, e o jovem pode deixar o local a qualquer momento. Após o roubo, Leonardo, que é surdo e possui dificuldade na fala, foi espancado por populares. Com a chegada da Polícia Militar ao local, ele foi preso.
Nesta quarta-feira, a juíza Viviane Tovar de Mattos Abrahão, da 1ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, decidiu conceder a liberdade provisória ao jovem. O pedido aconteceu no mesmo dia em que a Polícia Civil apreendeu imagens, obtidas pelo DIA, que revelam ter sido ele o autor do crime.
O caso ganhou repercussão após a família afirmar que Costa era inocente além de apontar que alguns de seus direitos constitucionais não haviam sido respeitados. Um deles foi a ausência de um intérprete de libras na primeira audiência de custódia. No entanto, na segunda audiência um especialista fora chamado, mas Costa não conhecia a linguagem dos sinais.
Nas imagens, Costa está em uma bicicleta quando entra em uma rua e para ao lado de duas mulheres - uma delas com um bebê no colo. Ele puxa o celular que está em um dos bolsos da mulher que não carrega a criança; ela reage. As duas mulheres e Costa entram em embate corporal, e a criança quase cai no chão. Nesse momento, então, a mulher que carregava o bebê se afasta. A vítima do roubo, sozinha, não consegue recuperar o celular e pisa no pneu traseiro da bicicleta de Costa, mas ele pedala e se afasta. As imagens terminam nesse trecho.
Na decisão desta quarta-feira, a juíza afirmou que a prisão por parte dos "policiais militares não foi ilegal, tendo sido inclusive a atuação destes que impediram que o linchamento do acusado pudesse ter um desfecho trágico. Contudo, entendo que não há fundamento para justificar a manutenção do acautelamento do réu", diz trecho.
A magistrada também entendeu que Costa não é violento, e só desferiu socos após a vítima ter resistido ao assalto.
"Observe-se que apesar de a vítima ter narrado que foi agredida com socos no peito e no braço, de acordo com a dinâmica dos fatos narrados no inquérito policial o acusado praticou os atos de violência no intuito de garantir o sucesso da prática de delituosa, eis que a esta o segurou pela camisa impedindo a sua fuga. Tal conduta, apesar de reprovável não é capaz de, por si só, incutir ao réu a periculosidade necessária a justificar a manutenção de sua prisão, especialmente porque de acordo com o que consta nos autos este possui algum grau de comprometimento cognitivo conforme é possível de verificar pelos documentos juntados por sua defesa".
A juíza também disse que apesar da defesa ter atestado sua deficiência cognitiva, somente um laudo de sanidade é capaz de "afastar ou não a sua culpabilidade".
O fato de Costa ser réu primário, possuir bons antecedentes, residência fixa e núcleo familiar sólido também foram pontos positivos para a sua liberdade.