Mais Lidas

império da tijuca

O Império da Tijuca traz o enredo Samba de Quilombo - A resistência pela raiz , sobre o grêmio recreativo fundado por Antonio Candeia, que saiu da Portela para criar a agremiação de resistência negra com baluartes como Martinho da Vila e Paulinho da Viola.

A escola do Morro da Formiga realizou um concurso nas redes para escolher o sósia de Mestre Candeia. O vencedor foi o contador Milton Rodrigues, que já foi Rei Momo do Carnaval. Também vai sair pela escola uma catadora de latinhas que viralizou em um vídeo em que aparece sambando na Sapucaí. Adriana Salles vai desfilar em um setor que exalta a presença negra na cultura e na arte.

O carnavalesco Guilherme Estevão observou que, além de exaltar os nomes que alçaram o samba ao lugar que ocupa hoje, a escola também vai problematizar aspectos do Carnaval que foram criticados por Candeia e pela turma do Quilombo nos anos 1970.

"O povo pode esperar um desfile com muita emoção, que busca valorizar as verdadeiras raízes do samba carioca, os grandes baluartes que integraram essa escola de samba em forma de manifesto, e uma exaltação à arte negra e à valorização que a cultura afro-brasileira precisa, sobretudo vinculada ao Carnaval", afirmou Estevão.