Mais Lidas

Primeira noite foi de gala

Escolas da Série Ouro matam a saudade da Sapucaí, e Ilha, Porto da Pedra e Sossego se destacam

O Carnaval voltou à Marquês de Sapucaí com gala. Na noite de quarta-feira, as sete primeiras escolas da Série Ouro desfilaram por uma vaga no Grupo Especial em 2023. As que mais se destacaram foram União da Ilha, Porto da Pedra e Acadêmicos do Sossego.

Com o enredo "O vendedor de orações", a Ilha exaltou a fé por Nossa Senhora Aparecida. A atriz Cacau Protásio representou a santa na comissão de frente, que fez sucesso com o público. Rebaixada em 2020, a escola deixou o Sambódromo como favorita ao título.

A Porto da Pedra, de São Gonçalo, desfilou com o enredo "O caçador que traz alegrias" em homenagem à ialorixá baiana Mãe Stella de Oxóssi, e investiu nas luzes em diversas alegorias e fantasias. Também saiu muito aplaudida. A agremiação foi rebaixada em 2013.

A Acadêmicos do Sossego encerrou, já de manhã, com "Visões Xamânicas". Alegorias e fantasias da escola de Niterói impressionaram.

A Em Cima da Hora abriu a noite com a reedição do enredo "33 - Destino Dom Pedro II", de 1984, crônica das viagens de trem na Central. O samba foi o ponto alto. A Acadêmicos do Cubango, de Niterói, contou a história da atriz Chica Xavier, e chamou a atenção pela criatividade e bom gosto das fantasias. A Unidos de Bangu levou à Sapucaí "Deu Castor na cabeça", homenagem ao bicheiro Castor de Andrade. O desfile foi irregular, com estouro do tempo máximo (55 minutos) em 3 minutos. A Unidos da Ponte reverenciou Irmã Dulce com "Santa Dulce dos pobres - O anjo bom da Bahia". A escola teve bons e maus momentos, mas encerrou aos 56 minutos.