Mais Lidas

Canto forte, emoção e luxo dão o tom

Viradouro e Beija-Flor são os destaques da primeira noite de desfiles do Grupo Especial

Alegoria da escola nilopolitana, que buscou empretecer a Sapucaí
Alegoria da escola nilopolitana, que buscou empretecer a Sapucaí -

O primeiro dia de desfiles do Grupo Especial teve Viradouro e Beija-Flor como os maiores destaques. A agremiação de Niterói, atual campeã, mais uma vez apresentou um desfile grandioso, praticamente impecável, e muito pegado na emoção, recebendo gritos de "é campeã" na Apoteose. A tradicional escola de Nilópolis retornou ao seu velho estilo, com grandes alegorias e um excelente 'chão'.

A Viradouro foi a penúltima a desfilar, na madrugada de ontem. Esbanjando luxo e beleza, a escola arrebatou a Avenida com 'Não há tristeza que possa suportar tanta alegria'. A Vermelho e Branco mergulhou na história para recordar o Carnaval de 1919, o primeiro após a Gripe Espanhola. 

Última escola do primeiro dia, a Beija-Flor de Nilópolis levou para a Sapucaí uma exaltação ao povo negro e ao seu legado cultural. Com forte mensagem contra o racismo e o preconceito, a Azul e Branco fez um desfile praticamente perfeito, com destaque para alegorias luxuosas e imponentes. O abre-alas trouxe a ave-símbolo da escola gigantesca.

A Paraíso do Tuiuti abriu ontem a segunda noite com o enredo "Ka ríba tí ÿe - Que nossos caminhos se abram". Com a assinatura do carnavalesco Paulo Barros, a agremiação falou sobre as histórias de luta e resistência negra. Em seguida a supercampeã Portela, destacando manifestações afro-brasileiras o maracatu, jongo e tambor de crioula com o enredo "Igi Osè Baobá".

Terceira escola, a Mocidade Independente de Padre Miguel celebrou Oxóssi com "Batuque ao caçador". A Unidos da Tijuca contou a lenda do surgimento do guaraná com "Waranã - A reexistência vermelha". A Acadêmicos da Grande Rio trouxe "Fala, Majeté! As sete chaves de Exu" e a Unidos de Vila Isabel fechou o desfile com "Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho", em homenagem ao grande sambista.