Mais Lidas

Uma folia é pouco! duas? nota 10!

Liesa estuda ideia de fazer segundo Carnaval no meio do ano para aquecer o turismo no Rio

Sapucaí voltou a receber os desfiles depois da pandemia: apuração acontece nesta tarde na Apoteose
Sapucaí voltou a receber os desfiles depois da pandemia: apuração acontece nesta tarde na Apoteose -

A ideia de um segundo Carnaval em julho na cidade do Rio está sendo estudada pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e foi incentivada por presidentes de agremiações. "Precisamos manter a Cidade do Samba, a sede, o funcionário, não tem como ser uma só vez", justificou Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa.

A princípio, não haveria disputa no Carnaval de meio de ano. "Essa apresentação poderia ser principalmente para turistas porque julho é férias", explicou. "Seria outro perfil de festa, mas com carro alegórico e samba-enredo", explicou.

O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, gosta da ideia. "Logicamente, fazer dois desfiles iguais não sei se seria viável, mas se for em uma proporção menor, é possível sim". Vila Isabel, Grande Rio e São Clemente apoiam.

"Eu acho legal a ideia, mas precisamos ver como fica a parte financeira. A gente tem que se reunir e se organizar", ponderou Renato Almeida, presidente da São Clemente. Já para o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, a beleza do Carnaval reside no fato de ele ter um fim e demorar um ano para acontecer. "Ele tem que ser assim, efêmero".

A possibilidade foi bem recebida pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Alfredo Lopes: "Seria maravilhoso e ajudaria bastante a rede hoteleira, assim como a cidade inteira também". A Riotur não quis se manifestar.