Mais Lidas

Caça aos reis da sucata ilegal

Objetivo: reprimir comércio clandestino e receptação de materiais em ferros-velhos

Força-tarefa percorreu ferros-velhos na Baixada Fluminense
Força-tarefa percorreu ferros-velhos na Baixada Fluminense -

A Polícia Civil realizou ontem em Queimados, Japeri, Nova Iguaçu e em outros municípios da Baixada Fluminense uma força-tarefa para combater furto e receptação de equipamentos metálicos, como o cobre, comercializados de forma ilegal por ferros-velhos. Ao todo, 13 locais foram interditados e 13 pessoas foram conduzidas à delegacia.

A Força-Tarefa da Polícia Civil é um desdobramento da operação Caminho do Cobre e visa realizar operações e fiscalizações reiteradas e regionalizadas, a fim de evitar a reincidência dos crimes, já que a legislação aplicável aos crimes envolvendo o furto e receptação de equipamentos de concessionárias de serviço público permite que os criminosos presos sejam postos em liberdade em pouquíssimo tempo e voltem a praticar os mesmos crimes.

A operação de hoje é fruto de investigações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com o apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), delegacias do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB), Peritos do ICCE e de informações do Disque-Denúncia.

De acordo com o delegado-titular da DRF, Luiz Henrique, o objetivo é fiscalizar ferros-velhos e recicladoras: "São lugares que supostamente podem ser alvo de material subtraído das concessionárias de serviços públicos, especialmente a SuperVia. Nesse momento, as equipes de uma grande força-tarefa da Civil, estão em campo checando mais de 30 locais."