Mais Lidas

Comida barata

Estado anuncia restaurante popular na Central

O governador Cláudio Castro anunciou ontem a construção de um restaurante popular na Central do Brasil, no Centro do Rio. O novo Restaurante do Povo será montado entre a estação de VLT da Central e o terminal rodoviário Américo Fontenelle. A expectativa do governo é que o espaço ofereça cinco mil refeições por dia, entre café da manhã e almoço, a preços populares.

A obra já teve início e o investimento é de R$ 6,7 milhões. Também serão investidos ainda cerca de R$ 2,3 milhões na reforma do entorno.

"A população tem direito a alimentação. Ela poder ter um lugar onde não passe fome. É uma das políticas que eu mais acredito. Essa é uma política social que vai diretamente ao mais vulnerável em uma necessidade básica, que é a alimentação", comentou Castro.

Segundo ele, a missão vai além da alimentação. O objetivo do espaço também será de fazer o cadastramento dessas pessoas para oferecer orientação e indicação para as Faetecs, onde elas poderão, se necessário, ter capacitação profissional.

"Nossa ideia é isso não ser só uma refeição, mas que possa ser uma porta de entrada para uma grande política social que quer, a partir da alimentação, fazer com que essa pessoa quem sabe daqui a algum tempo nem precise mais do Restaurante Popular", explicou.

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, a previsão para a conclusão das intervenções é de cerca de três meses. Um dos diferenciais da iniciativa revelada pela Seinfra são as melhorias do entorno do novo restaurante. 

Após a construção, a operação do Restaurante do Povo  da Central passará para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A pasta estima que serão servidas diariamente no local cinco mil refeições, entre 2 mil cafés da manhã e 3 mil almoços.