Mais Lidas

Milionária cai em golpe e é morta

Aposentada foi dopada e mantida em cárcere privado até morrer

A professora aposentada Sônia Maria da Costa, de 79 anos, foi vítima de uma quadrilha especializada em roubar idosos ricos. Moradora de Vila Isabel, dona Sônia levava uma vida simples, sem ostentação, mas era dona de mais de 20 imóveis na Zona Norte do Rio, herdeira de uma quinta, em Portugal, e tinha mais de R$ 5 milhões no banco. Enganada pelos golpistas, ficou em cárcere privado por pelo menos três semanas, sendo dopada diariamente até morrer. O crime aconteceu no final de 2020, mas foi revelado pelo Fantástico, no domingo.

Segundo investigações, uma inquilina nova começou a se aproximar e ganhar a confiança de Sônia. Era Danielle Esteves de Pinho que, de acordo com a polícia, era uma das integrantes da quadrilha.

Para ter acesso ao dinheiro da vítima, Danielle e os outros integrantes da quadrilha especializada passaram a dopá-la para controlar e executar melhor o plano. Vários saques e transferências já estavam sendo feitos pelo bando. Até que um fato chamou a atenção dos vizinhos: ao ser procurada para uma conversa sobre contratos de aluguel, a idosa desmaiou. Os vizinhos chamaram a ambulância e ficaram surpresos ao ver que Danielle, a inquilina nova e sempre tão solícita, já estava tão íntima que tinha acesso fácil à casa de Sônia. O grupo foi ao hospital e lá o médico disse que a idosa estava bem, mas muito desorientada. Já em casa, dona Sônia comentou que não se lembrava de nada, apenas de ter assinado uns papéis, mas não sabia quais e nem de que se tratavam.

A polícia já prendeu três integrantes da quadrilha: o advogado, José Pinto; a inquilina, Danielle Esteves de Pinho; e Andréa Cristina, que seria uma das chefes do grupo. Eles vão responder por extorsão com resultado em morte.