Mais Lidas

CPI dos Trens fará vistoria no Ramal Saracuruna da linha férrea

O objetivo é constatar os problemas ocasionados pelo serviço da Supervia

Com ponto de encontro na Central, às 8h, os deputados, farão na próxima segunda (23/5), uma vistoria de inspeção no Ramal Saracuruna.
Com ponto de encontro na Central, às 8h, os deputados, farão na próxima segunda (23/5), uma vistoria de inspeção no Ramal Saracuruna. -
Os integrantes da CPI dos Trens da Alerj, com presidência da deputada Lucinha (PSD) e relatoria do deputado Waldeck Carneiro (PSB), farão, nesta segunda-feira (23/05), com ponto de encontro na Central, às 8h, uma vistoria de inspeção no Ramal Saracuruna. O objetivo é constatar os problemas ocasionados pelo serviço da Supervia.

No último dia 25/04 e 02/05, os parlamentares vistoriaram os ramais de Japeri e Santa Cruz, onde puderam constatar o descaso da concessionária com os usuários: falta de banheiros e acessibilidade nas estações, mato alto e lixo ao longo da linha férrea, dormentes deteriorados e muros quebrados.

De acordo com Waldeck, o trem é um meio de transporte fabuloso, com potencial incrível de garantir o direito de ir e vir da população trabalhadora, tanto que é modal mais popular do Estado do Rio de Janeiro, mas tem possui vários problemas.
"A situação de trilhos e dormentes é péssima; as canaletas laterais das vias férreas estão abandonadas, precisando de capina no mato que cresceu no entorno; há necessidade de acessibilidade em várias estações, com elevadores e rampas; faltam assiduidade e pontualidade às composições; tem o furto de cabos; e existem estações com atividades ilegais nas plataformas, inclusive venda de drogas, como Senador Camará, por exemplo", pontuou o relator da CPI, que foi além e lembrou que a concessionária iria aumentar o valor de R$ 5 da tarifa para R$ 7, mas não o fez por conta do trabalho da Comissão.

A CPI foi instalada com um ano e meio de atraso. Lucinha disse que, se a CPI fosse aberta nesse período, o usuário não estaria passando por esse sufoco diário. "O trabalhador não sabe a hora que sai de casa, nem a hora que vai chegar ao trabalho. Toda hora a questão do furto de cabos e nós sabemos que essa ladainha tem que acabar”, ressaltou a deputada.

A denúncia de que 12 estações do sistema ferroviário estão sob o poder do narcotráfico chegou através da CPI dos Trens da Alerj. O objetivo é investigar denúncias; apurar interrupções nos serviços dos trens suburbanos, os atrasos entre os horários de chegadas e partidas, a superlotação das composições, a duração das viagens, a acessibilidade das estações, a construção de banheiros; analisar as condições de trabalho dos funcionários, dos trens e das estações; cobrar o retorno do ramal Santa Cruz–Central do Brasil; e trazer à tona os danos sofridos pelos usuários relacionados à má prestação do serviço da concessionária de transporte ferroviário no Estado do Rio de Janeiro (Supervia).
A CPI é formada pelos deputados estaduais Lucinha (presidente - PSD), Eliomar Coelho (vice-presidente - PSB), Waldeck Carneiro (Relator - PSB), Luiz Paulo (PSD), Martha Rocha (PDT) e Dionísio Lins (PP).

Comentários