Mais Lidas

Cracolândia: Polícia Civil realiza nova operação no centro de São Paulo

Operação Caronte foca no combate ao tráfico de drogas na região, com 32 mandados de prisão a cumprir

Operação Caronte busca reprimir o tráfico de drogas na região da Cracolândia, no Centro de São Paulo
Operação Caronte busca reprimir o tráfico de drogas na região da Cracolândia, no Centro de São Paulo -
São Paulo - A Polícia Civil de São Paulo deflagrou no final da tarde desta quinta-feira, 19, uma nova fase da Operação Caronte, para combater o tráfico de drogas na região da Cracolândia. Com a ação, que está ocorrendo nas proximidades da Avenida São João, nos Campos Elísios, zona central da cidade, a polícia visa a cumprir 32 mandados de prisão, além de realizar detenções em flagrante.

A ação desta quinta é um desdobramento da megaoperação realizada pela Polícia Civil na madrugada do último dia 11, que resultou na prisão de ao menos sete suspeitos de integrar o tráfico de drogas na Praça Princesa Isabel, local que passou a ser conhecido como a ‘nova Cracolândia’. Desde então, a praça está fechada.

Na semana passada, a concentração de pessoas passou a se localizar na Rua Helvétia. Nos últimos dias, o grupo de centenas de usuários se deslocou para a Rua Frederico Steidel, próximo ao cruzamento com a Avenida São João, onde seguiam até a tarde desta quinta-feira, 19. Com a operação, parte das pessoas voltou a se espalhar por vias da região.

Há uma semana, operação retirou usuários da Praça Princesa Isabel

Além de retirar barracas da Praça Princesa Isabel, o objetivo da última ação era cumprir 37 mandados de prisão e mais 10 mandados de busca e apreensão na região da Praça Princesa Isabel. A ação, que foi conduzida pelo 77º DP (Santa Cecília), contou com mais de 600 policiais civis e militares, além de membros da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Na ocasiões, foram presos suspeitos como o 'Filé com Fritas', condinome de Lucas Felipe Macedo Marques, de 22 anos. Conforme o delegado Roberto Monteiro, da 1ª Seccional Centro, ele era considerado um 'traficante relevante' na região.

Apesar de algumas prisões, a ação, contudo, não conseguiu cumprir a maior parte dos mandados de prisão, o que teria motivado a nova incursão da polícia desta quinta. Até o momento, ainda não há relatos sobre novos detidos.

Conforme a polícia, após a fase desta quinta da operação policial, será realizada pela Prefeitura de São Paulo uma grande ação social e de saúde pública no SIAT (Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica) Emergencial, que está instalado em terreno anexo ao 77º DP.