Mais Lidas

Piruinha em cana

Ele é apontado como mandante de um homicídio

Uma operação da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) junto com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio (MPRJ) prendeu, ontem, o contraventor José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, de 93 anos, em sua casa, no bairro da Abolição. O bicheiro é apontado como mandante de um assassinato que aconteceu no ano passado. Equipes da Corregedoria Geral da Polícia Militar (CGPM) também participam da ação. 

O segurança de Piruinha, o PM Jeckson Lima Pereira, o "Jeck", lotado no 15º BPM (Duque de Caxias), também foi preso. Ambos foram levados para a sede da especializada, na Barra da Tijuca. A ação pretendia cumprir três mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. Monalliza Neves Escafura, filha do contraventor, também é procurada. Em um dos locais de busca, um homem foi preso com uma arma. Um carro roubado foi recuperado. 

Os mandados foram expedidos a partir de uma denúncia do Gaeco pelo homicídio de Natalino José do Nascimento Espíndola, conhecido como Neto. Segundo as investigações, no dia 23 de julho de 2021, Jeck matou o homem a tiros. O militar estava em um carro com placa adulterada, que foi visto na região por vários dias.

Segundo a denúncia, o crime foi motivado por torpe, já que a vítima foi morta por não pagar uma dívida que tinha com contraventores. A família de Piruinha teria sofrido prejuízos milionários com o empreendimento de Natalino José em uma construtora.