Mais Lidas

Inscrições para o Encceja 2022 terminam neste sábado

Provas serão aplicadas no dia 28 de agosto, tanto para os ensinos fundamental e médio

Provas serão aplicadas no dia 28 de agosto
Provas serão aplicadas no dia 28 de agosto -
Interessados em realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 devem completar a inscrição até o próximo sábado (4). A avaliação é voltada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino. A participação é voluntária e gratuita.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para candidatos do ensino fundamental, a idade mínima para fazer a prova é de 15 anos na data do exame, e para o ensino médio, de 18 anos completos.
As inscrições podem ser realizadas no site do Encceja 2022. As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto, tanto para os ensinos fundamental e médio. O estudante pode consultar as cidades onde ocorrerão as provas no sistema do exame e no portal do Inep.
Nesta edição, não será necessário apresentar justificativa de ausência para aqueles que se inscreveram, mas acabaram não fazendo a prova da edição anterior. "Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. A medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que impediu a realização da última edição", informou o instituto.