Mais Lidas

Hospital pega fogo em Copa e geral se apavora

Pacientes foram levados para uma escola e até prédios vizinhos

Movimento de médicos e funcionários foi frenético no São Lucas
Movimento de médicos e funcionários foi frenético no São Lucas -

O Hospital São Lucas, em Copacabana, foi atingido por incêndio ontem de manhã. Bombeiros do quartel do bairro foram acionados às 9h16. Não houve vítimas. A suspeita é de pane elétrica em um gerador. A movimentação foi intensa no entorno da unidade. Profissionais de Saúde deslocaram pacientes em macas e cadeiras de roda para transferi-los para outros hospitais. Uma escola vizinha foi evacuada e prédios receberam pacientes nas portarias.

A direção informou que "nenhum paciente foi impactado pelo ocorrido" e que "não houve vítimas e a unidade permanece em operação". As causas estão sendo investigadas.

Nove operadores da CET-Rio atuaram no local para sinalizar e ordenar o trânsito na região, que ficou complicado. O hospital fica na Travessa Frederico Pamplona 32. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio interditou a Rua Pompeu Loureiro para a ação dos bombeiros. A PM também ajudou.

O hospital informou que por volta das 9h10 o incêndio teria começado na rouparia, que funciona em prédio anexo, em um gerador de energia. No local funciona a administração do hospital. Às 10h, o fogo já havia sido controlado pelos bombeiros e os pacientes começaram a retornar.

A portaria de um dos prédios em frente ao hospital serviu de base para receber pacientes retirados às pressas. Entre eles, Elizabeth Gomes, 76. Internada há cinco meses para operar a coluna, sofreu uma infecção bacteriana que adiou sua alta. A cuidadora Patrícia Araújo, 43, contou que carregou a idosa nos braços após o incêndio.

"Ouvi gritarem que era um incêndio. Perguntei a uma pessoa o que deveria fazer e me disse para esperar a maca. Como não sabia a proporção do negócio, decidi descer com ela nos braços", relatou.