José Paulo Cavalcanti Filho toma posse como imortal da Academia Brasileira de Letras

Jurista irá ocupar a cadeira de número 39, deixada pelo ex-vice-presidente do Brasil Marco Maciel, que faleceu em junho de 2021

José Paulo Cavalcanti Filho toma posse da cadeira 39 na ABL
José Paulo Cavalcanti Filho toma posse da cadeira 39 na ABL -
Rio - José Paulo Cavalcanti Filho se tornou um dos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta sexta-feira (10). O jurista foi eleito para a cadeira de número 39, deixada pelo ex-vice-presidente do Brasil, o advogado e professor Marco Maciel, que faleceu em junho de 2021. A cerimônia de posse foi realizada no Petit Trianon, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio de Janeiro.
"Espero contribuir para a defesa da língua nacional e da cultura. E defender essa “língua” não é só exaltar o seu caráter de realidade virtual, conjunto de símbolos articulados para produzir uma ideia. É ir além. É compreender novas formas de expressão em permanente processo de mudança", disse o imortal em seu discurso de posse.
José Paulo foi eleito para a cadeira da ABL em novembro do ano passado. “O José Paulo é um grande jurista, conhecedor da arte nordestina e vai nos ajudar muito na ampliação da representatividade regional da Academia Brasileira de Letras, que é um dos nossos grandes objetivos”, declarou o presidente da instituição, Merval Pereira.
José Paulo Cavalcanti Filho nasceu no Recife no dia 21 de maio de 1948. É advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife (1971). Foi secretário-geral do Ministério da Justiça e ministro interino da Justiça no governo do ex-presidente José Sarney e também presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da EBN (depois Empresa Brasil de Comunicação- EBC), e do Conselho de Comunicação Social (órgão do Congresso Nacional). Consultor da Unesco e do Banco Mundial, ocupa atualmente a cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras.
Como romancista, possui mais de 18 títulos escritos, alguns publicados no exterior. Também é um conhecedor profundo da obra do escritor português Fernando Pessoa. Em 2012, conquistou o prêmio José Ermírio de Moraes pelo livro "Fernando Pessoa - uma quase autobiografia". Com a mesma obra, também conquistou o primeiro lugar na Bienal do Livro e ganhou o Prêmio Jabuti. É vencedor do Prêmio II Molinello, na Itália. Recebeu, ainda, premiações em países como Romênia, Israel, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos.
José Paulo Cavalcanti Filho e também membro da Ordem dos Advogados do Brasil, diretor do escritório de advocacia que leva seu nome, do Instituto dos Advogados de Pernambuco, e do Instituto dos Advogados Brasileiros.
José Paulo Cavalcanti Filho
José Paulo Cavalcanti Filho Dani Maia / ABL
José Paulo Cavalcanti Filho toma posse da cadeira 39 na ABL
José Paulo Cavalcanti Filho toma posse da cadeira 39 na ABL Dani Maia / ABL
Imortais da ABL na posse de José Paulo Cavalcanti Filho
Imortais da ABL na posse de José Paulo Cavalcanti Filho Dani Maia / ABL