Mais Lidas

Dia de muita fé

Fiéis lotam convento para celebrar Santo Antônio

Padroeiro dos mais pobres e necessitados e conhecido pela fama de casamenteiro, Santo Antônio foi celebrado ontem. No dia dedicado a ele, fiéis lotaram o Convento de Santo Antônio (inaugurado em 1620), no Largo da Carioca, no Centro, para acompanhar missas e prestar homenagens ao santo, depois de dois anos de pandemia.

Por lá, as missas começaram às 6h, sempre de duas em duas horas. Ao final de cada uma delas, foram distribuídos os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio, que simbolizam fartura e o desejo de que nunca falte comida à mesa. Diz a tradição que quem ganha o alimento deve colocá-lo dentro de um pote de mantimento para garantir fartura o ano todo.

A auxiliar administrativa Viviane Vicente, de 47 anos, acordou cedo e foi ao Convento. Viúva há mais de dois anos, quis pedir ao santo para reconstruir sua vida amorosa. "Sempre vim com meu marido. Vínhamos agradecer por tudo de bom em nossas vidas. Fiquei viúva, e então, agora, passado esse tempo, vim pegar minha bênção porque ainda sou nova e quero recomeçar minha vida", disse ela sobre o santo casamenteiro.