Mais Lidas

Quebra-pau para trens

Manifestação de passageiros interrompe circulação e causa preju na Baixada

Manifestação na estação de trem de Gramacho, nesta quarta feira (22).
Manifestação na estação de trem de Gramacho, nesta quarta feira (22). -

Usuários do transporte ferroviário na Região Metropolitana do Rio enfrentaram mais uma manhã de ontem. Inconformados com os atrasos recorrentes nas partidas dos trens, passageiros realizaram uma manifestação contra os serviços oferecidos pela SuperVia em Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada. Por conta do protesto, a circulação ficou suspensa de 7h15 às 10h30 entre as estações do Corte Oito e Saracuruna. Os ramais de Japeri, Deodoro e Santa Cruz também operaram por um tempo com intervalos irregulares.

Os manifestantes quebraram a bilheteria, jogaram troncos de árvores, madeiras, lixos e até um carrinho de pão de queijo em cima dos trilhos, impedindo a chegada dos trens na estação. Policiais militares atuaram no local pra retirar os passageiros da linha férrea. Vídeos postados nas redes sociais mostraram as plataformas cheias.

A entrada na estação Gramacho parou de ser cobrada, porque as roletas foram quebradas.

Segundo a SuperVia, o ramal Saracuruna começou a operar com intervalos ampliados devido a furtos de cabos em vários pontos do ramal, ocorridos nos últimos dias, que prejudicaram o sistema de sinalização automática. Por medida de segurança da operação e dos próprios passageiros, os trens precisam aguardar ordem de circulação.

"Às 7h15, a SuperVia precisou suspender a operação no trecho entre as estações Gramacho e Corte Oito e nas extensões Guapimirim e Vila Inhomirim devido à invasão de passageiros à linha férrea na estação Gramacho. Alguns jogaram objetos sobre a via (...). A SuperVia lamenta atos como esses, de depredação do patrimônio público, que colocam em risco a operação ferroviária, bem como a integridade de colaboradores e clientes da concessionária. Mantemos diálogo aberto com seus clientes através dos canais de comunicação, como Atendimento ao Cliente", informou a empresa.