Mais Lidas

Vereador de Porto Alegre Mauro Zaher morre após ter mal súbito em prova de natação

Parlamentar de 46 anos estava em seu quinto mandato

Vereador de Porto Alegre Mauro Zaher tem mal súbito e morre durante prova de natação
Vereador de Porto Alegre Mauro Zaher tem mal súbito e morre durante prova de natação -
Morreu neste domingo (26) o vereador de Porto Alegre (RS), Mauro Zacher (PDT). De acordo com a assessoria, o parlamentar faleceu aos 46 anos em Fortaleza (CE) enquanto participava de uma prova de natação.

Ele chegou a ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Praia do Futuro, mas as tentativas de reanimação não deram resultado. Zaher era formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde assumiu a presidência do diretório estudantil.

Em 2004, foi eleito vereador pela primeira vez, sendo reeleito em 2008, 2012, 2016 e 2020. No seu mandato de 2012, Zaher assumiu a presidência da Câmara Municipal. Ele também foi secretário da Juventude e secretário de Obras e Viação em Porto Alegre.

Nas redes sociais, o prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou que decretará luto oficial na cidade em homenagem ao parlamentar. "A vida é mesmo um sopro. Com choque e profunda tristeza recebo a notícia do falecimento precoce do vereador Mauro Zacher, em viagem a Fortaleza. Estamos dedicados a dar todo suporte à família", escreveu.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse estar "profundamente chocado com a perda do companheiro Mauro Zacher". O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, disse que lamenta muito a perda do vereador e lembrou que ganhou o título de cidadão porto-alegrense há duas semanas após proposta de Zaher.



O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), se solidarizou com os amigos e familiares de Zaher.



O parlamentar deixa mãe, esposa, dois filhos e dois irmãos.