Mais Lidas

Castro sanciona lei que incluí o Dia Estadual da Cachaça no calendário do estado

Dia será celebrado na segunda quinzena de novembro

Assembleia Legislativa do Rio mudou de sede em meados do ano passado
Assembleia Legislativa do Rio mudou de sede em meados do ano passado -
Rio – O governador do Rio, Cláudio Castro, sancionou e publicou no Diário Oficial, na última terça-feira (28), um projeto de lei que incluí o Dia Estadual da Cachaça no calendário do estado. O projeto, de autoria dos deputados, Anderson Moraes (PL) e André Ceciliano (PT), determina que o dia será celebrado na segunda quinzena de novembro.

Em 2021, o Rio ficou em terceiro lugar entre os exportadores nacionais do produto, com9,91% do mercado. A Alerj vem aprovando leis com o objetivo de incentivar o setor, como exemplo, o projeto de lei que suspendeu o regime de substituição tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações internas para a produção de bebidas, inclusive vinho, leite, água mineral e aguardente.

Atualmente, a cachaça produzida no Rio de Janeiro está entre os melhores destilados do mundo e vem colecionando prêmios. Boa parte dos alambiques integra roteiros turísticos das regiões e os festivais atraem visitantes, fortalecendo a economia local.

A Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio (Apacerj) reúne 15 alambiques e estima que mais de 60 mil pessoas estão empregadas na elaboração da bebida destilada em território fluminense.