Mais Lidas

Receita paga restituições do segundo lote do IRPF 2022

Prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda se encerrou no dia 31 de maio

Lote pode ser consultado por meio da página da Receita Federal
Lote pode ser consultado por meio da página da Receita Federal -
Contribuintes recebem nesta quinta-feira, 30, o segundo lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. Os valores serão depositados pela Receita Federal a 4.250.448 pessoas, o equivalente a R$ 6,3 bilhões. Desse total, 2.776.808 são não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 19 de março deste ano.
De acordo com a autarquia, os demais contribuintes têm prioridade legal, sendo 87.401 idosos acima de 80 anos; 675.495 entre 60 e 79 anos; 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 661.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O lote pago nesta quinta também contemplará restituições de anos anteriores.
O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física se encerrou no dia 31 de maio. A data, anteriormente prevista para 29 de abril foi adiada com o objetivo de diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
Contribuintes podem consultar o saldo de restituição no site da Receita Federal, no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.