Niterói perde seu advogado e jornalista mais querido

Antonio José Barbosa da Silva, mais conhecido como Toninho, advogado e jornalista, morreu aos 84 anos

Toninho sempre atuou pela valorização, respeito e melhores condições de trabalho para os advogados.
Toninho sempre atuou pela valorização, respeito e melhores condições de trabalho para os advogados. -
O advogado e jornalista, ex-presidente da OAB Niterói por quatro gestões consecutivas (2007-2018), Antonio José Barbosa da Silva, faleceu, na noite de quarta-feira (29), em Niterói aos 84 anos. Ele estava internado no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) e lutava contra o câncer desde 2016. Respeitado, não só na advocacia municipal, mas em todo o Estado, ele deixa esposa, a juíza Maria Bernadete Miranda Barbosa da Silva, quatro filhos, netos e bisnetos.
Toninho lutava contra o câncer desde 2016. Querido não só na advocacia, mas pela sociedade niteroiense, o advogado e jornalista trabalhou nos jornais Diário de Notícias e O Fluminense, além de assessorias de comunicação, antes de presidir a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat) em três oportunidades, fundar e dirigir a Escola Superior da Advocacia do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Esat/RJ).

Nascido em Santa Maria Madalena (RJ), escolheu Niterói para morar e atuar. Em reconhecimento à sua militância pela valorização, respeito e melhores condições de trabalho para os advogados, foi oficialmente homenageado 103 vezes.
Na Terça-feira (28) foi seu aniversário e após seis anos de luta contra a doença ele descansou. "Na saudade ficam uma legião de discípulos e amigos, os quais sabia fazer muito bem", disse um admirador entre tantos outros que se lamentam.
Sempre alegre e bonachão, ele sempre dizia: "Doutor Antonio não... pra você, que é colega jornalista, eu sou Toninho!".
A Afat soltou uma nota de pesar sobre o falecimento.

“Comunicamos o falecimento do nosso querido Toninho, nosso eterno Presidente da Afat e da OAB de Niterói. Enlutada, A Afat recebe com muita tristeza o seu falecimento e solidariza-se com seus familiares, com a certeza de que não perdeu apenas um eterno e valoroso presidente, mas acima de tudo um verdadeiro símbolo da advocacia trabalhista fluminense, diz a entidade no texto.
Sobre o velório e o sepultamento de Toninho será no Parque da Colina, às 13h30min.