Mais Lidas

Unidades do Caps em Vassouras ultrapassam 420 assistidos

Centros de Atenção Psicossocial também acolhem familiares das pessoas assistidas

Vassouras possui duas unidades do Caps
Vassouras possui duas unidades do Caps -
Reconhecidos pelo Ministério da Saúde, os 2 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Vassouras estão aompliando seus atendimentos. Dos 428 acolhimentos, 188 são realizados na unidade Morada das Palmeiras e 240 na unidade Dr. Horácio Tavernard dos Santos. Segundo a prefeitura, a meta da equipe, que realiza reuniões semanais, é avançar ainda mais nas ações para garantir maior participação de assistidos e familiares.

“Nossos serviços são chamados de 'porta aberta', ou seja, quem desejar ser cuidado pela equipe pode chegar sem hora marcada e sem encaminhamento, para realizar um primeiro acolhimento”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Larissa Vieira, explicando que as unidades do Caps contam com profissionais capacitados para acolher assistidos e familiares de forma singular.
O acolhimento em saúde mental conta com equipe multiprofissional para atendimentos de pessoas com sofrimento e/ou transtorno mental que estejam enfrentando dificuldades devido ao uso abusivo de álcool e/ou outras drogas. Uma vez inseridos no Caps, os assistidos passam a ter acesso às atividades diárias de incentivo ao exercício da cidadania, autonomia e reinserção social. Muitas das ações são realizadas através de Oficinas Terapêuticas de Música, Cidadania, Culinária e Artesanato. Os atendimentos são baseados em um modelo comunitário, de caráter aberto e, principalmente, participativo, segundo ressalta a prefeitura.

Os Caps também dispõem de inúmeros serviços e atividades para a família, como reuniões de grupos terapêuticos temáticos e visitas domiciliares. O Caps Dr. Horácio Tavernard dos Santos atende adultos a partir de 18 anos e fica na Rua Comandante Alves Branco, 32 – Centro (WjatsApp: 24 2471-9174). Já o Caps Morada das Palmeiras atende pessoas até 17 anos e 11 meses e fica na Rua Expedicionário Sebastião Paiva, 84 - Bairro Residência (WhatsApp: 24 2471-322). As duas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.