Mais Lidas

Cirurgias de catarata serão retomadas em Volta Redonda

Cerca de 800 pessoas irão passar pelo procedimento e acompanhamento pós-cirúrgico neste mês de julho

Cirurgias de catarata serão retomadas em Volta Redonda
Cirurgias de catarata serão retomadas em Volta Redonda -
Volta Redonda - Neste sábado, dia 9, Volta Redonda retoma os atendimentos do projeto Revi-VER, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que já realizou mais de 5 mil cirurgias de catarata. O serviço é gratuito e acontece em um centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João.
Todos os procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os pacientes atendidos neste sábado e domingo, das 8h às 18h, na Ilha São João, estavam na fila de espera pelo procedimento. Eles serão submetidos a exames pré-operatórios, como o de biometria óptica – utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas na cirurgia. Segundo a SMS, 800 cirurgias serão realizadas entre os dias 19 e 22 de julho.
Podem se inscrever no programa qualquer morador da cidade que já tenha sido diagnosticado com catarata. A pessoa ou familiar deve procurar o DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), que fica na sede da Secretaria de Saúde, no antigo hospital Santa Margarida, no bairro Niterói. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. É necessário levar o Cartão SUS ou CPF e documento com foto do paciente.