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Obras vão ter duração de 15 anos

A "VLTzação", apelido do projeto da prefeitura, pretende implementar malha de veículos leves sobre trilhos no lugar dos ônibus do BRT em até 15 anos. O plano prevê aproveitamento da infraestrutura dos corredores e restrição quase total de importantes vias para carros.

Para o analista de sistemas Luiz Teixeira, de 58 anos, a ideia é excelente se for bem executada. Ele mora no Flamengo e usa o VLT para ir ao trabalho, no Centro. "Além de ser um transporte limpo, o VLT é confortável, tem ar condicionado e segurança. Sou usuário desse transporte em outros lugares do mundo", frisou Luiz.

A ideia é o Rio de Janeiro passar a ter 251 km de malha de VLT e estimativa de 500 mil usuários por dia. Segundo o prefeito Eduardo Paes, será aproveitada a estrutura do Transcarioca e do Transoeste, dando uma economia de R$ 7 bilhões. Os dois projetos têm investimento de R$ 15 bilhões.