Mais Lidas

Vai um mergulho em Botafogo?

Inea libera praia pro banho, mas quem foi ontem ficou só na areia

A sabedoria popular diz que a reputação é como fogo: uma vez aceso, conserva-se bem; mas, se apaga, é difícil acendê-lo novamente. A metáfora se aplica às águas no Rio, mais especificamente na Praia de Botafogo, na Zona Sul. Conhecida por ser poluída, o Inea informou que ela está própria para banho neste fim de semana. Apesar disso, quem esteve lá ontem dispensou o mergulho.

Muitos praticavam exercício na areia, que estava limpa, mas apresentava alguns resíduos como galhos e plantas na beira da água. Já no mar, ninguém se aventurava. O professor de futevôlei Gláucio Azevedo, 46 anos, dá aulas para adultos e crianças no local. Quando soube do aval, chegou mais perto do mar para conferir. Após uma rápida olhada na água escura, ele preferiu ficar de fora e aproveitar o dia na areia.

"Eu não confio não. Sou nascido e criado em Botafogo. Na área que atuo, quase em frente ao Botafogo Praia Shopping, temos um canal que é praticamente despejo de esgoto. Fui próximo ao mar dar uma olhada e a água está super suja, super escura. Eu nem aconselho as crianças a mergulhar. A areia melhorou. Estou praticamente todo dia aqui e a Comlurb é muito atuante", contou o professor do projeto Futevôlei Social Botafogo.

O Inea não recomenda o mergulho nas primeiras horas após chuvas e próximo a "saídas de galeria de águas pluviais ou canais de drenagem". Com a água própria para banho, nem o aval e nem o forte sol do Rio foram suficientes para convencer os desconfiados cariocas a nadar no mar gelado (e escuro) da Praia de Botafogo.