Mais Lidas

Denúncias de abusos

Moradores dizem que policiais invadiram residências e agiram com truculência

Moradores do Alemão denunciaram abusos cometidos por policiais na operação. Fotos e vídeos compartilhados na internet mostram PMs usando janelas e terraços como guaritas, além do relato de roubos de pertences e agressões. Após invadir os imóveis, os PMs teriam agido com truculência.

O jornalista e ativista Rene Silva compartilhou em seu perfil no Twitter imagens que mostram PMs dentro de casas. "Há muito receio de retaliação por parte da PMERJ e alguns estão pedindo ajuda, mas com muito medo de se expor", publicou Rene, às 8h. O tenente-coronel Uriá Nascimento, do Bope, confirmou que em alguns momentos PMs entraram em residências, mas disse que foi para se abrigar e não morrer atingidos por tiros.

A Federação de Associações das Favelas do Rio de Janeiro (Faferj) criticou a invasão das casas. "Na guerra da Ucrânia e em vários outros conflitos é proibido utilizar helicóptero como plataforma de tiro em área civil, é crime internacional. Mas nas favelas isso acontece cotidianamente", comentou a organização. 

Representantes da Defensoria Pública do estado ouviram as denúncias e acompanham os desdobramentos da operação.