Mais Lidas

Estudantes protagonistas

Ensino híbrido pode contribuir para aumentar a responsabilidade do aluno na aprendizagem

Independentemente da área e da modalidade escolhidas, o bom desempenho dos jovens estudantes e a posterior entrada no mercado de trabalho estão conectados ao ensino básico. Seja para entrar em universidades ou buscar cursos técnicos, a base educacional é fundamental, e os pais e responsáveis se mostram cada vez mais criteriosos na escolha das instituições. Fundada no Rio de Janeiro em 1999, a Rede de Ensino Elite avançou ao longo dos anos e hoje possui unidades em sete estados e no Distrito Federal, atendendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de oferecer cursos de pré-vestibular e pré-militar.

"O Elite possui o Ecossistema de Aprendizagem Inovador, com o objetivo de dar mais protagonismo aos alunos no que se refere ao processo de aprendizagem. Contamos com disciplinas que vão desde a identificação de lacunas de aprendizagem, passando por estratégias para solucioná-las, até a possibilidade de criação de currículos individualizados por meio da escolha de disciplinas eletivas pelos próprios aluno", explica Deborah Anastácio, diretora pedagógica da instituição.

Sobre os desafios da pandemia, Deborah destacou que foi necessário investir tempo na formação de educadores com a necessidade do isolamento. "A pandemia acelerou o processo de introdução de tecnologias. Antes dela, já existiam professores que faziam uso de estratégias tecnológicas para engajar seus alunos, e quem fazia isso saiu na frente, mas muitos docentes precisaram aprender", disse a pedagoga, explicando que o Elite conseguiu colocar em prática estratégias e inovações que vinham sendo discutidas há bastante tempo e que esse conhecimento sobre aprendizagem híbrida trouxe benefícios no retorno ao presencial.

Segundo Deborah, o ensino híbrido pode colaborar com o aumento do protagonismo do aluno e torná-lo mais responsável pelo processo de aprendizagem. Ela ressalta que, considerando as realidades distintas dentro do país, essa modalidade "precisa ser acompanhada muito de perto e necessita de esforço e apoio de várias instâncias para que não se torne um fator de aumento de desigualdades".